PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: ALEXANDRE COUTINHO DE MELLO

DISCENTE: ALEXANDRE COUTINHO DE MELLO
DATA: 10/04/2018
LOCAL: SALA MULTIMÍDIA C
TÍTULO: REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE A DEPRESSÃO: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Depressão; Representações Sociais; Adolescentes
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: A depressao e retratada na literatura como um dos problemas mais prevalentes na adolescencia, afetando multiplas funcoes, com danos psicossociais e alteracoes no desempenho educacional, implicando no aumento de abandono escolar e suicidio. Utilizando-se da Teoria das Representacoes Sociais, especificamente das abordagens processual e estrutural, a presente dissertacao tem como objetivo geral: apreender as representacoes sociais sobre a depressao elaboradas por adolescentes; tendo em vista que esta teoria nos da subsidios para analisar como os adolescentes pensam o fenomeno da depressao e como isso direciona suas condutas e praticas em relacao a depressao e consequente aos sujeitos que apresentam depressao. Foi realizada uma pesquisa de campo, nao experimental de carater multimetodo, em escolas publicas e privadas da cidade de Joao Pessoa-PB. A amostra foi nao probabilistica, nao intencional e acidental, constituida por 168 adolescentes do ensino medio sendo 53,6% do sexo feminino e 46,4% do sexo masculino, com idades entre 14 e 18 anos (M = 16,27; DP = 1,11). Foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionario sociodemografico; Escala de Ansiedade e Depressao Hospitalar (HAD), a Tecnica de Associacao Livre de Palavras; e um Questionario aberto sobre a depressao Os resultados da Escala de Ansiedade e Depressao Hospitalar (HAD) foi analisado com o auxilio do SPSS e apontou que os adolescentes do presente estudo apresentaram uma sintomatologia ansiosa em 41,1% e uma sintomatologia depressiva em 21,4% podendo estes indices estarem diretamente relacionados a vulnerabilidade emocional dos individuos durante o periodo da adolescencia. A TALP contou com o estimulo indutor “depressao”, e os dados coletados foram analisados com o auxilio do software IRAMUTEQ, onde realizou-se as analises prototipica e de similitude. Obteve-se 840 evocacoes, e ordem media de evocacoes de 2,95, agrupadas por criterios semanticos. A frequencia minima considerada para inclusao das palavras nos quadrantes foi de 10. A analise prototipica apresenta as duas palavras que se referem a elementos centrais da representacao social sobre a depressao, “tristeza” e “solidao”. O conhecimento compartilhado por esses adolescentes caracteriza-se por conceber a depressao como um disturbio afetivo que remete ao sofrimento e ao desamparo. Atraves da similitude foi possivel comparar a representacao social dos adolescentes que possuem depressao e os que nao possuem, fazendo um cruzamento dos dados do TALP e da HAD, para os com depressao surgiram evocacoes mais relacionadas aos sintomas e as questoes emocionais como suicidio, medo, angustia; e os sem depressao evocaram mais questoes relacionadas a doenca, sofrimento e relacoes interpessoais. O questionario aberto foi analisado atraves da Analise Tematica Categorial de Bardin e foram encontradas quatro categorias, a primeira denominada Conceitos da Depressao possibilitou compreender que a representacao dos adolescentes encontra-se objetivada na doenca, no sentimento de tristeza e no isolamento; a segunda categoria nomeada de Consequencias da Depressao aponta para os termos suicidio, isolamento e tristeza como sendo os mais significativos para esta categoria; a terceira intitulou-se Representacao Sobre a Pessoa Depressiva e encontra-se objetivada na pessoa triste, isolada e sem vontade de viver; a ultima categoria denominou-se Representacao da Sociedade Sobre a Pessoa Depressiva sendo possivel compreender que a representacao foi objetivada na pessoa triste, com transtornos psicologicos e com frescura, atraves desta categoria constatou-se por meio dos relatos dos adolescentes crencas geradoras de preconceitos e estigma social. Com este estudo, espera-se contribuir com politicas preventivas da depressao com o estudo das representacoes e dos fatores de vulnerabilidade e dos riscos (preconceito e sintomas depressivos e ansiosos) dos adolescentes.
Presidente - 1285229 - SILVANA CARNEIRO MACIEL
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA