PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: SILVANA PEREIRA MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVANA PEREIRA MELO
DATA: 21/02/2020
HORA: 08:00
LOCAL: Sala MA 104
TÍTULO: A interseccionalidade na poesia de Conceição Evaristo: uma proposta para o ensino fundamental II
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário. Poesia. Conceição Evaristo. Interseccionalidade.
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: A poesia de Conceição Evaristo possui uma identidade forjada na condição de mulher e negra. Seu texto se constrói a partir da problematização do estigma da segregação étnico-racial e de gênero, ecoando as vozes de mulheres e construindo uma identidade feminina negro-brasileira que descortina uma trajetória de invisibilidade da mulher negra. Nessa perspectiva, a literatura ultrapassa a condição da arte das palavras e se põe a serviço dos anseios de uma parcela grande da população que pouca representatividade tem na sociedade, e, principalmente, nos meios acadêmicos. Tendo em vista o letramento literário (COSSON, 2014) e as funções social e estética da literatura, pensadas a partir de Candido (1999), bem como o trabalho com a poesia na sala de aula (PINHEIRO, 2018) e a abordagem sobre a categoria de gênero à luz da interseccionalidade (BUTLER, 2003), este trabalho propõe que, através dos textos de Conceição Evaristo, os estudantes da turma de nono ano de uma escola pública de João Pessoa, mantida pelo estado, possam também construir uma nova história, que possibilite a compreensão das categorias de gênero e étnico-racial. O trabalho se constitui, em termos metodológicos, como uma pesquisa-ação. A proposta interventiva acontecerá por meio das leituras dos poemas: “Eu-mulher”, “Para a menina” e “Vozes-mulheres” para, depois, quando da interpretação literária, priorizarmos como elemento de diálogo a marginalização identitária da mulher negra, com o intuito de desconstruir um estereótipo produzido por uma sociedade branca e elitizada. Haverá oficinas de leituras, exibição de documentários e audição de músicas que servirão de discussão e guia para produções de poemas, que terão apresentações performáticas. As oficinas serão planejadas a partir da proposta da sequência básica de Cosson (2014). Em termos de fundamentação teórica, ainda teremos, como suporte, Duarte (2010) e outros que a esse trabalho interessarem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Interno - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Externo à Instituição - JOÃO PAULO DA SILVA FERNANDES