PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: DALILA MEDEIROS DE ARAÚJO

DISCENTE: DALILA MEDEIROS DE ARAÚJO
DATA: 25/11/2021
LOCAL: meet.google.com/igy-arup-ecx
TÍTULO: ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA CO-COMBUSTÃO DA BORRA DE CAFÉ E DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR
PALAVRAS-CHAVES: Biomassa, Conversão Energética, Análise Termogravimétrica, Poder Calorífico.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO: Com o crescimento desenfreado pela demanda energética, a utilização baseada em combustíveis fósseis tornou-se uma problemática mundial. No entanto, a busca por fontes menos prejudiciais ao meio ambiente passou a se intensificar, e uma alternativa que tem sido adotada é a utilização de fontes renováveis, em especial a biomassa. O trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento de estudos em bancos de dados internacionais sobre o processo de co-combustão de biomassas, além de estudar o processo de co- combustão da borra de café (BCF) e do bagaço de cana-de-açúcar (BCC), caracterizando as propriedades físico-químicas destes resíduos. A metodologia utilizada no estudo foi um levantamento bibliográfico através de palavras-chave nos bancos de dados Web of Science - Coleção Principal e Science Direct, analisando os estudos que abordaram sobre a temática escolhida, como também análises da BCF e do BCC por meio das caracterizações físico-químicas das amostras (análise imediata, análise do poder calorífico superior e fluorescência de raios X) e análise termogravimétrica. Os resultados obtidos mostraram que através da revisão de literatura dos bancos de dados os estudos sobre a temática estão crescendo com o passar dos anos, principalmente de 2016 a 2020, como também foi notado que na grande maioria dos estudos o processo de co-combustão era feito entre biomassas com carvão e que com a co-combustão o valor da energia de ativação (Ea) era menor do que a combustão de cada resíduo. Já os resultados da análise imediata mostraram que os teores de material volátil encontrados tanto para as amostras (BCF e BCC) como os do carbono fixo apontaram que há uma grande quantidade de compostos que podem ser devolatilizados, além de que, os valores obtidos do PCS da BCF (18,34 MJ.kg-1) e do BCC (18,05 MJ.kg-1) são comparáveis aos dos combustíveis tradicionais de biomassa que já foram utilizadas para fins energéticos. Através das análises ermogravimétricas notou-se que o início da decomposição térmica da BCF e do BCC ocorreu na faixa dos 150 ºC, como também, que na atmosfera oxidante teve uma estabilidade térmica das amostras em temperaturas inferiores. E com relação ao processo de co-combustão, observou-se que a maior perda de massa ocorre em torno de 150 ºC a 350 ºC em todas as misturas, e a mistura de 25% de BCF com 75% de BCC foi a mais reativa seja pela Temperatura de ignição (Tig) (175 ºC) e pela a maior taxa de perda de massa a uma menor temperatura (25%.min-1 a 402 ºC). Logo, por meio desse trabalho foi possível ter uma visão geral sobre as produções de artigos e que as biomassas BCF e BCC e as suas misturas, poderão ter uma boa aplicabilidade no seu aproveitamento para fins energéticos nos processos de combustão.
Presidente - 1983190 - SILVIA LAYARA FLORIANI ANDERSEN
Interno - 1979055 - POLLYANA CAETANO RIBEIRO FERNANDES