PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: TAFFAREL ELOI DE MOURA

DISCENTE: TAFFAREL ELOI DE MOURA
DATA: 24/02/2022
LOCAL: https://meet.google.com/tmx-rxja-wgv
TÍTULO: USO DE REJEITO MINERAL DE SCHEELITA E VERMICULITA NA CATÁLISE DO ÓLEO DA AMÊNDOA DE MACAÚBA E DO ÓLEO DE FRITURA PARA SÍNTESE DE BIODIESEL
PALAVRAS-CHAVES: Rejeito de vermiculita, Rejeito de scheelita, Biodiesel, Óleo de macaúba, Óleo residual de fritura.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: A busca por fontes renováveis que contribua na substituição do diesel derivado do petróleo vem dando destaque a produção de biocombustíveis, em especial o biodiesel, uma vez que é produzido a partir da biomassa e impulsiona a autossuficiência energética, a redução dos gastos com a importação do petróleo e a minimização de problemas ambientais. O processo de produção do biodiesel ocorre, geralmente, por meio das reações de esterificação e/ou transesterificação, onde um óleo ou gordura reage com um álcool, na presença de um catalisador, formando ésteres graxos (biodiesel) e glicerol (ou água, no caso da esterificação) como coproduto. O estudo focado no uso de catalisadores heterogêneos para potencializar a produção de biodiesel tem aumentado, principalmente devido às suas inúmeras vantagens frente a utilização de catalisadores homogêneos, a exemplo da sua fácil remoção do meio reacional e da diminuição na geração de efluentes químicos. Dentre os catalisadores sólidos, àqueles oriundos de processos da mineração podem exercer vantagens significativas, pois durante a extração desses minerais são geradas toneladas de resíduos sólidos que são depositados ao ar livre, ocupando grandes áreas e causando impactos ambientais e a saúde, o que pode ser verificado na mineração da vermiculita e da scheelita, em que se produzem dois tipos de rejeitos, o primeiro ainda não suficientemente explorado na produção de biodiesel, e o segundo inédito nesta área. O comportamento físico-químico dos minerais e seus rejeitos apresentam uma atividade catalítica promissora, porém, precisam de processos para potencializar suas propriedades catalíticas. Diante desse cenário, e levando em consideração que a vermiculita e a scheelita são largamente explorados no Nordeste brasileiro, nos Estados Rio Grande do Norte e Paraíba, este trabalho teve como objetivo analisar os rejeitos gerados dessa atividade extrativista, em sua forma natural (RVR, RVP e RSC) e tratados quimicamente (RVRA, RVPA e RSCA), como catalisadores na reação de esterificação/transesterificação do óleo da amêndoa da macaúba (OAM) e do óleo residual de fritura (OF). Os catalisadores residuais foram caracterizados mediante técnicas de DRX, FTIR, BET/BJH, DE, Potencial zeta, DG, EDX, MEV e TGA/DrTGA. Os testes catalíticos de bancada foram conduzidos em duas etapas, sendo a primeira praticada em condições moderadas, em que se utilizou temperatura de 180 ºC, razão molar óleo/álcool de 1:15, 2% de catalisador e tempo reacional de 1 hora. Os catalisadores que apresentaram a maior atividade catalítica foram RSCA e RVPA com 28,75% e 73,72% de conversão em ésteres para os óleos OAM e OF, respectivamente. Os catalisadores RSCA e RVPA que obtiveram êxito na primeira etapa foram selecionados para uma segunda etapa reacional, sob condições consideradas mais severas, a fim de potencializar a catálise e promover maiores conversões, sendo utilizada temperatura de 200 °C, razão molar 1:27, tempo reacional de 3 horas e mantendo fixo apenas a quantidade de catalisador (2%). Assim, na segunda batelada de testes foram obtidas conversões de até 42,48% para RSCA e de até 58,11% para RVPA. Embora os resultados catalíticos sejam relevantes, possivelmente os catalisadores não dispõem de quantidades suficientes de sítios químicos acessíveis, necessitando de aprofundamento em relação ao seu tratamento químico e condições reacionais.
Presidente - 1979055 - POLLYANA CAETANO RIBEIRO FERNANDES
Interno - 007.382.484-44 - JOELDA DANTAS - UFPB