PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: THENISON VIANA SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THENISON VIANA SOUZA
DATA: 24/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Online (meet.google.com/zsc-arhj-ojm)
TÍTULO: MÉTODO PARA DIAGNÓSTICO DE ETANOL ADULTERADO EM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA EM FUNCIONAMENTO ATRAVÉS DA VIBRAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Motores de combustão interna, etanol, análise do caos, sinal caótico
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: O uso de etanol combustível reduz a emissão de gases de efeito estufa e reduz a dependência energética de combustíveis fósseis. Porém, mesmo com fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nos postos de combustível, não são raros os casos de adulteração. No caso do etanol, adulterações comuns incluem a mistura de etanol hidratado com etanol anidro (aquele que é misturado à gasolina, de cor alaranjada), metanol, ou até mesmo água. Tais adulterações são visualmente imperceptíveis, mas podem causar alterações no desempenho do carro, nas concentrações de gases poluentes produzidos e nos níveis de deterioração das peças, originando geralmente altos custos para o reparo dos componentes afetados pelos malefícios da adulteração. Atualmente, veículos automotivos não possuem dispositivos de segurança capazes de informar se o combustível está adulterado ou não, sendo essa análise realizada pelos órgãos regulatórios utilizando instrumentos. Este trabalho desenvolve um método para determinação em tempo real e de forma não invasiva, da adulteração de etanol. Um sistema baseado em Arduíno adquire o sinal de vibração emitido pelo motor de um veículo em funcionamento, e o sinal é então processado utilizando uma técnica para extração de características de sinais caóticos denominada densidade de máximos. Testes experimentais foram realizados em motor de combustão para desenvolvimento e validação do método proposto. Não foi encontrado na literatura científica nenhum trabalho que propõe estimar combustível com o carro em funcionamento, como a técnica proposta nesse trabalho, e esta é a primeira vez que a teoria do caos é aplicada à identificação de combustível adulterado. Observou-se a função de autocorrelação a longo prazo para sinais de vibração obtidos com o motor funcionando a partir de combustível com diferentes percentuais de etanol, que revelou um decaimento a longo prazo que evidencia o comportamento caótico do sinal. Demonstrou-se uma tendência linear entre a variável caótica SAC-DM e o percentual de etanol na mistura com coeficiente de correlação de 0,96.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Externo ao Programa - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Externo ao Programa - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO
Presidente - 1991228 - MONICA CARVALHO