PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELINE DE ARAUJO ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELINE DE ARAUJO ANDRADE
DATA: 28/07/2022
LOCAL: Online (https://meet.google.com/kee-subd-adi)
TÍTULO: ANÁLISE DE FLUXO DE MATERIAIS EM UMA USINA SUCROALCOOLEIRA NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Análise de fluxo de material; Bioenergia; Gerenciamento de resíduos.
RESUMO: No início da década de 1990 o setor sucroalcooleiro no Brasil passou por um amplo processo de modernização mediante o desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas e introdução de novas tecnologias com vista a alcançar maior produtividade e lucro. O marco dessa transformação foi a extinção do IAA- Instituto do açúcar e álcool que era a consolidação do intervencionismo governamental na agroindústria canavieira do país. Porém para manter o crescimento no mercado e aumentar a produtividade na indústria canavieira faz-se necessário conhecer as entradas, os estoques e as saídas de materiais e de energia nesses processos, pois existem fatores dentro das operações de produção que impactam diretamente no faturamento da usina, como perdas não mensuradas ou perdas identificadas e não tratadas, assim como as oportunidades de utilização da biomassa como o bagaço e a palha para gerar bioenergia. O objetivo desse estudo é aplicar a metodologia da Análise do Fluxo de Materiais (AFM) a uma usina localizada no interior da Paraíba. Assim, pode-se avaliar e mensurar as perdas internas de massa e energia do processo, considerando todo o percurso da cana de açúcar até a saída do produto acabado (Açúcar, Álcool e Bioenergia), estudando o potencial de utilização da biomassa na geração de energia elétrica, assim como identificando oportunidades de melhorias em termos ambientais e econômicos. A partir de dados obtidos in loco do processo, construir-se-á um fluxograma do processo produtivo, quantificando as principais etapas e atividades com maior consumo de matéria e energia. Espera-se identificar riscos com antecedência e revelar incertezas que influenciam na tomada de decisões, além de encontrar as melhores alternativas para utilização da bioenergia e gerenciamento dos resíduos contribuindo para a expansão da matriz energética do estado, a análise do fluxo de material será realizada no software STAN (Substance flow Analysis) ferramenta computacional desenvolvida especificamente para auxiliar a modelagem e análise de fluxos.
Presidente - 2991228 - MONICA CARVALHO
Interno - 1217340 - ROGERIO SANTANA PERUCHI