PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ILLANA THAYNÁ AMARAL DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILLANA THAYNÁ AMARAL DE FREITAS
DATA: 26/07/2022
LOCAL: online
TÍTULO: Eventos de superirradiância no Nordeste brasileiro e sua influência na produção fotovoltaica
PALAVRAS-CHAVES: Irradiância solar global; Impactos; Produção FV.
RESUMO: A irradiância solar que atinge a superfície no Nordeste Brasileiro possui constância e intensidade suficiente para a operação de usinas fotovoltaicas na região. No entanto, fenômenos de superirradiância, comuns em muitos lugares do mundo, mas pouco estudados na literatura, podem causar impactos e comprometer o desempenho de módulos fotovoltaicos. A característica de curta duração desses eventos faz com que ocorra a subestimação dos efeitos em módulos fotovoltaicos. O presente estudo tem como objetivo geral investigar a ocorrência de eventos de superirradiância no Nordeste Brasileiro e seus impactos na produção fotovoltaica. As metodologias a serem desenvolvidas consistem no uso de três bases de dados disponíveis para o Nordeste, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e dados de produção real de módulos fotovoltaicos instalados no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Espera-se compreender a sazonalidade, duração e intensidade dos eventos de superirradiância no Nordeste brasileiro, como também a influência da superirradiância em módulos fotovoltaicos em real operação.
Presidente - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO
Interno - 1366580 - ITALO ROGER FERREIRA MORENO PINHEIRO DA SILVA