PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IAGO BEZERRIL DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IAGO BEZERRIL DA SILVA
DATA: 28/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/ety-rphb-mrt
TÍTULO: MATERIAIS ABSOVERDORES OBTIDO PELO MÉTODO DE REAÇÃO DE COMBUSTÃO PARA APLICAÇÃO EM CÉLULAS SOLARES NÃO CONVENCIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Células solares, perovskita, método da combustão, caracterização, eficiência energética
RESUMO: As células solares de perovskita (CSP’s) pertencem a classe das células solares de terceira geração e têm sido bastantes estudada por alcançarem eficiência superior a 20%, comparando-se com as células de silício. Usam do princípio fotovoltaico para operarem, convertendo a luz do sol em energia elétrica. Dessa forma, procura-se aplicar nas camadas ativas das células, materiais que absorvam fótons na região mais relevante do espectro da luz, a região do visível, ou seja, materiais com baixos band gaps (Eg ideal ≈ 1,4eV). Os semicondutores com estrutura do tipo perovskita, por apresentarem tal característica, têm sido recentemente muito estudados para as aplicações em células solares. No entanto, as pesquisas com este tipo de estrutura, em sua grande maioria, envolvem a aplicação de chumbo na sua composição, contrariando o uso em energias limpas e renováveis, além de serem fabricadas por métodos de sínteses complexos. Assim, o objetivo do trabalho de pesquisa, busca-se sintetizar por reação de combustão estruturas de perovskitas sem chumbo que serão testadas com materiais absorvedores em células solares não convencionais. O método de síntese foi escolhido por ser rápido e de fácil reprodutividade. Para investigar as características dos materiais absorvedores serão necessárias submeter a difração de raios X (DRX), análise termogravimétrica (TG), análise de absorção e dessorção de nitrogênio pelo método BET/JBH, espectroscopia de infravermelho (FTIR), espectroscopia de absorção UV-Vis e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Posteriormente, será executado estratégias de incorporação para utilizar os absorvedores obtidos na constituição das células solares e assim, avaliar o desempenho da conversão energética.
Presidente - 1979055 - POLLYANA CAETANO RIBEIRO FERNANDES
Externo à Instituição - ELVIA LEAL