PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: HÍVILA MARIA PONTES MARREIRO

DISCENTE: HÍVILA MARIA PONTES MARREIRO
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Online
TÍTULO: AVALIAÇÃO ENERGÉTICA E OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BRIQUETES A PARTIR DO RESÍDUO DA MADEIRA DA PODA E DA CAMA DE AVE
PALAVRAS-CHAVES: briquetagem, resíduos sólidos, densidade, PCS, otimização
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: A biomassa em sua forma natural possui características precárias como baixa densidade, elevado teor de umidade e baixa densidade energéticas. No entanto, por meio de rotas de conversão física, termoquímica ou bioquímica é possível realizar seu aproveitamento como fonte de energia. O presente trabalho fez uso da conversão física de densificação de duas biomassas residuais, sendo elas a madeira da poda urbana da espécie Nim (Azadirachta indica) e a cama de aviário. O processo utilizado foi a briquetagem, que consiste na uniformização e aglomeração das partículas de biomassa transformando-as em um combustível sólido, cujas características devem seguir um padrão de qualidade determinado por normas internacionais. As principais características dos briquetes são elevada densidade e resistência a compressão, baixo teor de umidade, elevado PCS e densidade energética. Tais características permitem que o biocombustível seja facilmente transportado, manuseado e armazenado, além de garantir uma combustão mais eficiente e uniforme. Diante disso, a pesquisa realizou a produção dos briquetes seguindo a metodologia da pesquisa experimental. Primeiro realizou-se uma revisão sistemática da literatura (RSL) para conhecer melhor o problema. Por meio dessa revisão identificou-se que 95% publicações utilizam a granulometria como variável de processo, 73% utilizam pressão de compressão, 68% o teor de umidade inicial e 59 % utilizam o tempo de compactação. Esses resultados ajudaram na decisão das variáveis de controle e de respostas a serem avaliadas na condução dos experimentos de acordo metodologia de superfície de resposta (RSM). As respostas foram modeladas empiricamente e validados estatisticamente pela ANOVA, R²adj, normalidade dos resíduos, observações influentes e Lack-of-Fit. As variáveis de controle selecionadas foram a carga de compressão da biomassa, o tempo de compactação, proporção de cama de aviário e madeira da poda a compor os briquetes e granulometria. Já as variáveis de saída foram a densidade do briquete, TU e PCS. Após a obtenção dos modelos matemáticos validados, realizou-se uma otimização multiobjetivo para maximizar simultaneamente a densidade e PCS e minimizar o TU. Para isso foi aplicado o Método do Critério Global Normalizado, utilizando o Gradiente Reduzido Generalizado (GRG). Experimentalmente foram obtidos PCS de 24,177 MJ/kg, densidade de 1252,02 kg/m³ e TU de 9,05%. Tais resultados comprovam o potencial físico e energético da madeira da poda e da cama de aviário como biocombustível.
Presidente - 1217340 - ROGERIO SANTANA PERUCHI
Interno - 1979055 - POLLYANA CAETANO RIBEIRO FERNANDES