PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HYGOR MATHAEUS AFONSO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HYGOR MATHAEUS AFONSO SANTOS
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Virtual (meet.google.com/vqz-ukzq-zrz)
TÍTULO: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE OTIMIZAÇÃO PARA A CONCEPÇÃO DE UMA MICRO PLANTA HIDRELÉTRICA A PARTIR DO APROVEITAMENTO DE PRESSÕES EXCEDENTES EM SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
PALAVRAS-CHAVES: Aproveitamento energético. Otimização. Microgeração Hidrelétrica
RESUMO: Um dos objetivos de desenvolvimento sustentável designado pela Organização das Nações Unidas é o emprego de estratégias para o abastecimento sustentável da carga de energia exigida pelos centros consumidores. Isso têm contribuído para o aumento na busca por fontes alternativas e renováveis de eletricidade, o que fomenta a pesquisa sobre o aproveitamento da energia em cenários e circunstâncias outrora desprezados. Uma das opções que vem ganhando espaço em diversas frentes ao redor do mundo é o aproveitamento de energia excedente presente nos sistemas de abastecimento de água. Ela pode ser na forma de pressão, quando inserida em excesso pelos gestores dos sistemas de abastecimento de água, ou na forma de energia potencial gravitacional, quando é resultado de uma diferença de cotas relevante na qual a tubulação está submetida. A pesquisa visa fazer uma análise do aproveitamento dessa energia presente em excesso em uma planta empresarial, com consumo e espaço geográfico reais, considerando variações no seu sistema de abastecimento (seja pela rede pública ou com o uso de poço com uma bomba). Serão usadas ferramentas de pesquisa operacional para maximizar o retorno financeiro e obter a melhor combinação entre as formas de abastecimento, na busca pelo cenário ótimo global considerando todas as restrições e objetivos. Além disso, é proposta uma análise hora a hora da rotina no imóvel, para se identificar os picos de consumo e de geração. Importante ressaltar que esse aproveitamento tem como premissa não interferir no funcionamento das atividades naturais da empresa, devendo a geração se adequar às características do consumo. Os resultados têm como objetivo quantificar a geração estimada para a instalação, demonstrando a viabilidade ou não do aproveitamento dessa energia.
Presidente - 1508309 - MARCIO RODRIGO DE ARAUJO SOUZA
Interno - 3221435 - TAYNARA GEYSA SILVA DO LAGO