PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSICLEIDE DE MOURA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSICLEIDE DE MOURA PEREIRA
DATA: 28/07/2022
LOCAL: Virtual - meet.google.com/pwf-merz-iyt
TÍTULO: Concentração e efeito espaço-temporal da lenha no Brasil (1990 – 2020)
PALAVRAS-CHAVES: Bioenergia, biomassa florestal, economia florestal, economia regional.
RESUMO: A lenha é uma importante fonte energética para economia do Brasil. Esta dissertação analisou a concentração, a localização e o efeito espaço-temporal da lenha no Brasil, de 1990 a 2020. Os dados utilizados foram a quantidade produzida de lenha de extrativismo e de silvicultura das regiões geográficas intermediárias do Brasil, no período de 1990 à 2020. As informações foram coletadas no Sistema de Recuperação Automática (SIDRA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi realizado um estudo bibliométrico e revisão sistemática da literatura da bioenergia sob a perspectivas da biomassa florestal. Para economia regional, afim de compreender a concentração e especialização da lenha, utilizou-se os indicadores: Quociente Locacional (QL), Índice de Hoover (H), Índice de Especialização de Krugman e o Índice de Ellison-Glaeser. Para economia espacial, a análise exploratória de dados espaciais e a estatística scan. Os principais resultados mostram que na bibliometria e revisão sistemática da literatura durante período estudado foram contabilizados 83 artigos, sendo 72 artigos e 11 artigos de revisão, as publicações foram partilhadas em 27 países e os que mais produziram foram Estados Unidos e Itália. A análise de conteúdo classificou os artigos em: economia industrial, economia regional e aspectos ambientais. Os resultados esperados para análise de concentração e localização deverão compreender a participação relativa e a estrutura produtiva da quantidade de lenha em uma região específica. Nas análises exploratórias de dados espaciais, foi observado que para o extrativismo parte das intermediárias da região Nordeste, principalmente nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia, apresentam alta emissão de GEE e alta vizinhança. Já para silvicultura foi observado alta emissão e alta vizinhança para intermediárias da região Sul e algumas da região Sudeste. Para estatística scan de permutação espaço-temporal, os resultados esperados, buscam compreender a distribuição espaço-temporal da lenha.
Presidente - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR
Externo ao Programa - 1285539 - MAGNO VAMBERTO BATISTA DA SILVA