PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMMANUELLE CARNEIRO DE MESQUITA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMMANUELLE CARNEIRO DE MESQUITA
DATA: 09/12/2022
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: ESTUDO DO POTENCIAL EÓLICO DA RODOVIA BR 101 NO ESTADO DA PARAÍBA POR MEIO DA ANÁLISE DO FLUXO DE AR RESULTANTE DO TRÁFEGO DE VEÍCULOS
PALAVRAS-CHAVES: Energia Cinética, Energia Eólica, Potencial Eólico, Fluxo de ar induzido por Veículos, Rodovia.
RESUMO: As perdas de energia nas rodovias ocasionadas pelo arrasto aerodinâmico é bem comum e vem crescendo cada vez mais pelo crescimento de frota. O fluxo de ar gerado por veículos trafegando na rodovia é uma forma de energia que pode ser aproveitada para geração de eletricidade, tornando-se uma fonte sustentável para infraestrutura em benefícios para a sociedade. Com a intenção de estudar o potencial eólico de uma rodovia, foi produzido um aparato experimental para medir a velocidade do vento em diferentes alturas e ângulos, usando três anemômetros digitais acoplados em uma base galvanizada. A coleta de dados foi realizada na Rodovia BR 101, km 101, na cidade do Conde no Estado da Paraíba. A localização, dos testes experimentais, é livre de quaisquer empecilhos que viessem interferir no resultado final. As alturas de medição da velocidade do vento foram 0,50 m, 1 m e 1,5 m do nível da pista. As orientações dos anemômetros em relação a pista foram testadas com posicionamento nos ângulos 0°, 45° e 90° e distanciamento de 0,50 m, 1 m e 1,5 m da pista. O resultado preliminar mais relevante foi a orientação de 45° na altura de 0,50 m do anemômetro em relação ao solo, que registrou um pico de velocidade do ar de 11,09 m/s. Os valores mais significativos de potência registrados se deram pela passagem de veículos de grande porte na rodovia em alta velocidade.
Interno - 2582891 - ADRIANO DA SILVA MARQUES
Interno - 1508309 - MARCIO RODRIGO DE ARAUJO SOUZA