PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: VALERIA VIEIRA DA SILVA

DISCENTE: VALERIA VIEIRA DA SILVA
DATA: 31/01/2023
LOCAL: https://meet.google.com/jcq-qsmr-ysj
TÍTULO: Análise de um sistema fotovoltaico flutuante para o complexo Coremas-Mãe D’água (Paraíba)
PALAVRAS-CHAVES: Evaporação, Usina fotovoltaica, Controle ambiental, Corpo hídrico, Radiação solar.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Engenharia Térmica
ESPECIALIDADE: Controle Ambiental
RESUMO: As mudanças climáticas e o aumento das temperaturas em algumas regiões do mundo vêm se tornando motivo de preocupação global. A necessidade dos cuidados com o meio ambiente e a mitigação de impactos ambientais negativos é algo extremamente necessário e que está sendo trabalhado em diversos lugares do mundo. Vários países analisam as melhores formas de implementar tecnologias que possam ser úteis para a geração de energia limpa. Esse é o caso dos sistemas fotovoltaicos flutuantes. Países com a necessidade de geração de energia limpa, mas com pouco espaço terrestre começaram a analisar a viabilidade de se instalar painéis fotovoltaicos sobre corpos hídricos, mas ao estudar esse sistema, foi possível perceber outras funcionalidades como a diminuição da evaporação que vem afetando diversos corpos hídricos de forma negativa, já que mesmo sendo um fenômeno natural, as altas temperaturas vêm intensificando a ocorrência do mesmo. Para o Brasil alguns estudos foram iniciados e as primeiras usinas fotovoltaicas flutuantes foram implementadas aproveitando as hidrelétricas do país. A cidade de Coremas está localizada no Nordeste do Brasil, mais precisamente na região intermediária de Patos, e é conhecida por possuir relevância social, econômica e ambiental por conter o maior complexo hídrico do estado, Coremas - Mãe D’água. O objetivo geral do trabalho foi analisar a viabilidade técnica, ambiental e econômica de um projeto fotovoltaico flutuante para o complexo hídrico Coremas - Mãe D’água, de forma que esse sistema possa contribuir com a geração de eletricidade, a diminuição do impacto na utilização de espaços terrestres para implementação de usinas fotovoltaicas e a diminuição da evaporação no complexo hídrico. Para possibilitar essa análise, o estudo foi dividido em capítulos, onde o primeiro trás a apresentação do sistema, considerações gerais e os pontos necessários para a realização da dissertação. No segundo capítulo foi realizada uma análise bibliométrica e revisão sistemática acerca do tema, conseguindo filtrar artigos que pudessem dar base às analises necessárias para concepção do estudo. No terceiro capítulo foi possível realizar o dimensionamento de um sistema fotovoltaico flutuante de 5 MW, de forma que ele pudesse cobrir uma porcentagem significativa do complexo, e com isso realizar a analise de quanto poderia ser reduzido de evaporação utilizando um sistema fotovoltaico flutuante do tipo suspenso. Para o quarto capítulo foi analisada a viabilidade financeira do sistema considerando geração distribuída e indicadores financeiros. Com os resultados encontrados foi possível perceber que o sistema tem possibilidade de ser implementado, já que pode trazer benefícios ambientais, seria tecnicamente funcional, e traria geração de energia renovável para a região com retorno financeiro.
Presidente - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO
Interno - 1980960 - FLAVIA DE MEDEIROS AQUINO