PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE (PPGBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: LEONARDO OLIVEIRA SILVA

DISCENTE: LEONARDO OLIVEIRA SILVA
DATA: 30/08/2016
LOCAL: Sala 1 do Prédio de Aulas, Departamento de Fitotecnia, CCA, UFPB – Campus II, Areia – PB
TÍTULO: COMPOSIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA ICTIOFAUNA DULCÍCOLA DA BACIA DO RIO MAMANGUAPE, PARAÍBA, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Região Neotropical, Drenagens costeiras, Nordeste brasileiro, Caatinga, Peixes de água doce.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: A America do Sul constitui a area de maior riqueza ictica da regiao Neotropical, a ictiofauna mais rica do mundo. A periferia da America do Sul, no entanto, e caracterizada por uma baixa riqueza ictica, incluindo as regioes semiaridas do continente, como o dominio da Caatinga. A bacia do rio Mamanguape esta situada nesse contexto, suas nascentes e porcao media correm em area de dominio das caatingas – de mais umida a mais secas, e sua porcao baixa corre em area de Mata atlantica. Em decorrencia, o curso principal, nas porcoes alta e baixa, e grande parte dos afluentes sao intermitentes. O estudo objetiva descrever a composicao da fauna de peixes de agua doce da bacia do Mamanguape e avaliar a distribuicao espaco-temporal das especies registradas, assim como das variaveis ambientais associadas ao seu curso principal. Para tal, o desenho amostral foi estabelecido atraves da distribuicao de pontos fixos de coleta estacionais (seca e cheia) nos tres trechos do rio principal (Alto, Medio e Baixo), seis pontos por trecho, totalizando 18 pontos fixos, e a aplicacao de metodologia “AquaRap” nos afluentes, com intuito de cobrir a bacia o mais amplamente possivel, dentro dos limites de condicoes do estudo (20 pontos adicionias). Os 38 pontos de coleta foram visitados entre Agosto de 2015 e Marco de 2016. Os exemplares foram coletados com uso de redes de arrasto, tarrafa e puca, sendo o numero de lances para cada instrumento padronizado nos pontos fixos; a padronizacao das coletas realizadas nos afluentes seguiu o estabelecido pela metodologia “AquaRap”; dados secundarios obtidos da Colecao Ictiologica da UFPB (unica que possui especimes oriundos da bacia do Mamanguape), foram incluidos na construcao da Lista Sistematica da ictiofauna da bacia do Mamanguape. Descritores ambientais foram tomados em cada ponto fixo, na seca e cheia, a fim de testa-los como possiveis preditores da distribuicao da ictiofauna. As analises estatisticas foram feitas no programa PAST e no software R. Foram registradas 29 especies em campo e duas a partir de levantamento secundario, somando 31 especies de peixes distribuidas em 26 generos, 16 familias e seis ordens. Destas, uma se encontra ameacada de extincao (Apareiodon davisi) e tres sao introduzidas (Poecilia reticulata, Cichla cf. monoculos e Oreochromis niloticos). A analise de Componentes Principais (PCA) evidenciou uma variacao marcante dos descritores ambientais entre os periodos de seca e cheia, porem revelou que, considerando-se a variacao destas no eixo longitudinal do rio, somente no trecho Alto se verificaram diferencas significativas, quando comparado aos trechos Medio e Baixo, que foram similares entre si. Do total de especies registrado, 28 foram registradas no curso principal da bacia. Uma maior dominancia (abundancia) de especies foi registrada no periodo de cheia, e a maior diversidade no periodo de seca. A analise de ordenacao a partir de Escalonamento Multidimensional Nao-metrico (nMDS) indicou que nao existe variacao significativa na composicao da fauna, entre os periodos de seca e cheia, mas evidenciou diferencas desta entre os tres trechos do rio, algo tambem demonstrado pelos indicies ecologicos utilizados. A altitude, a velocidade da correnteza e o oxigenio dissolvido influenciaram significativamente a distribuicao da ictiofauna, segundo a Analise Canonica de Redundancia (RDA). A escala temporal aqui considerada nao oferece base para se avaliar distincoes da ictiofaua entre os periodos amostrados. As diferencas espaciais na composicao de especies remetem a existencia de heterogeneidade ambiental entre os diferentes trechos do rio. Recomenda-se a realizacao de trabalhos que possam considerar outras escalas aqui nao verificadas, de forma que se possam propor medidas de acoes conservacionistas para a ictiofauna da bacia estudada.
Interno - 1973701 - BRAULIO ALMEIDA SANTOS
Externo ao Programa - 330757 - RICARDO DE SOUZA ROSA