PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de DEFESA: LYANE MARCELLE CAVALCANTE SANTOS

DISCENTE: LYANE MARCELLE CAVALCANTE SANTOS
DATA: 27/04/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O FREVO E AS SUAS MULTILINGUAGENS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II
PALAVRAS-CHAVES: Frevo; Ensino de Arte; Escola; Proposta Pedagógica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica baseada no frevo em diálogo com as linguagens artísticas estudadas na disciplina arte como, dança, teatro e artes visuais, além de dialogar com outras brincadeiras populares inseridas no contexto cultural de estudantes da Educação Básica. Foi desenvolvida por meio de pesquisa qualitativa com observação participante na sala de aula, da escola de tempo integral Colégio Municipal Humberto Barradas, na cidade do Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, com educandos dos 8º anos do ensino fundamental II. O intuito da proposta foi trabalhar o frevo para além do calendário cívico escolar, criando possibilidades de vivenciá-lo nas aulas de arte durante o primeiro semestre do ano de 2022. Utilizando as multilinguagens e multifacetas constituintes do frevo, experimentamos as potencialidades de estudar esse patrimônio cultural brasileiro na escola. Como resultados desta pesquisa temos: a criação de um material didático com atividades que envolvem o frevo, assim como a criação de um grupo de dança na escola, com práticas de frevo, envolvendo outros professores em um projeto pedagógico, dando assim uma nova visibilidade e reconhecimento da pesquisa junto à comunidade escolar.
Externo ao Programa - 1665032 - ANA VALERIA RAMOS VICENTE
Presidente - 2009428 - CAROLINA DIAS LARANJEIRA