PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: TIAGO NUNES BATISTA

DISCENTE: TIAGO NUNES BATISTA
DATA: 30/08/2019
LOCAL: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
TÍTULO: PRINCÍPIOS GLOBAIS DE CONTABILIDADE GERENCIAL: Relação com os estágios do ciclo de vida das empresas de capital aberto listadas na B3
PALAVRAS-CHAVES: Princípios Globais de Contabilidade Gerencial. Ciclo de Vida Organizacional. Empresas de capital aberto.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: O objetivo deste trabalho consiste na analise da relacao dos PGCGs com o ciclo de vida organizacional (CVO) das empresas de capital aberto listadas na B3. A amostra analisada compreendeu 207 empresas no periodo de 2010 a 2017 e um total de 1656 observacoes. Para responder ao problema de pesquisa, a metodologia consistiu na construcao de um indice de adequacao as recomendacoes propostas pelos PGCG (IPGCG) e na identificacao do CVO com base no modelo de Dickson (2011), sendo a relacao entre essas variaveis analisadas por meio da estimacao de modelo de regressao. A tecnica utilizada foi a de dados em painel e o modelo escolhido foi o de Minimo Quadrado Ordinario (MQO). As relacoes foram analisadas de forma geral e segmentada por setor de atuacao das empresas. Os resultados mostram que existe uma relacao positiva para os ciclos intermediarios de crescimento e maturidade e negativa para os demais. A analise da regressao do modelo geral e estratificada por setor de atuacao apresentaram-se mais robustas quando analisadas com controle de CVO, ratificando a relacao existente entre o IPGCG e os estagios de ciclo de vida. Tem-se ainda que setor com maior e menor aderencia aos PGCG foi o de Utilidade Publica (78,99%) e Financeiro (51,74%), respectivamente. Em oito anos, periodo da pesquisa, 95,65% das empresas transitaram por mais de um estagio e, 62,32% delas, passaram por pelos menos 3 (tres) estagios distintos, demonstrando que o CVO nao e linear e nao decorre do aspecto deterministico da variavel tempo. Outrossim, ficou evidenciado que as medias de observancia aos Principios aumentaram no periodo de analise como um todo, chegando a 30%, e quando comparado as medias do periodo ex-ante (2010 a 2013) e ex-post (2014 a 2017) a publicacao dos PGCG, as medias do periodo ex-post foram maiores para todos os setores com amostras significativas para a analise.
Interno - 273726 - SIMONE BASTOS PAIVA
Externo à Instituição - UDO STRASSBURG