PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: BRUNO JOSÉ PATRÍCIO ROMÃO

DISCENTE: BRUNO JOSÉ PATRÍCIO ROMÃO
DATA: 07/12/2020
LOCAL: Plataforma digital - videoconferência
TÍTULO: SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL SOB À ÓTICA DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade Corporativa; Desempenho Organizacional; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: As discussões a respeito do desenvolvimento sustentável se intensificaram principalmente com a formulação do relatório Brundtland em 1987, onde foi exposto um conceito mais fundamentando sobre o DS. Com o passar das décadas as empresas entenderam seu papel como agentes com parcela importante para o alcance do desenvolvimento sustentável, sendo para isso necessário o aporte de planos estratégicos capazes de contemplar os fatores sociais, ambientais e econômicos ligados à organização, esta visão foi trazida por Elkington (1999) com o modelo Triple Bottom line (TBL) para a sustentabilidade corporativa. A inclusão de estratégias desta natureza no âmbito corporativo é fato geralmente complexo, sendo a avaliação do desempenho organizacional mecanismo fundamental para seu alcance, avaliação esta que deve estar para além dos aspectos exclusivamente financeiros. Diante disto, surgiu a seguinte questão problema deste estudo: Como a sustentabilidade corporativa das companhias brasileiras listadas na B3 está relacionada aos aspectos de seu desempenho organizacional? Para tal, a sustentabilidade corporativa foi mensurada através dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), lançados no ano de 2015. Portando, os objetivos específicos deste trabalho se configuraram em: Mensurar a sustentabilidade corporativa por meio da identificação de práticas relacionadas aos ODS (PRODS) executadas pelas empresas do estudo; Identificar os aspectos do desempenho organizacional presentes nos relatórios das organizações que compõe a pesquisa; e Constatar o nível de utilização de aspectos do desempenho organizacional para cada grau de sustentabilidade corporativa (GSC). Então, realizou-se em caráter inicial uma abordagem qualitativa de pesquisa, através da aplicação de técnica de análise de conteúdo nos relatórios de sustentabilidade das empresas que compuseram a amostra, a qual possibilitou constituir as variáveis referentes a sustentabilidade corporativa e aos aspectos do desempenho organizacional, as quais foram utilizadas posteriormente (abordagem quantitativa) nos testes estatísticos (Mann-Whitney (U) e Kruskal-Wallis), também foi aplicada a prova exata de Fisher, afim de verificar a associação entre cada indicador de desempenho com a SC. A amostra foi formada por 100 empresas que possuíam seus relatórios divulgados no período posterior ao lançamento da Agenda 2030 (2016 a 2019), sendo investigados 281 relatórios. Os resultados indicam que em 67,97% dos relatórios existem menções aos ODS, sendo aqueles referentes a dimensão econômica os que possuem mais práticas evidenciadas 77,09%. Por meio do teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, em conjunto com a interpretação do box-plot, foi possível inferir que quanto maior o GSC apresentado pela empresa, maior tende a ser o percentual de aspectos do desempenho organizacional utilizados por ela. Desta forma, os resultados mostram-se alinhados a parte da literatura que indica uma maior complexidade das organizações com uma sustentabilidade corporativa mais elevada, levando estas a incluírem um maior número de aspectos na avaliação de seu desempenho organizacional.
Interno - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO
Externo à Instituição - MÁRCIO SAMPAIO PIMENTEL