PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENO NOVAES ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENO NOVAES ALVES
DATA: 28/08/2020
LOCAL: CI
TÍTULO: Patch BoneAux: Uma ferramenta gratuita aplicada ao ensino do Trombone
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia; Performance musical; Trombone; Tecnologia; software livre; Patch BoneAux
RESUMO: Essa pesquisa tem como objeto de estudo as inovações tecnológicas na área da Pedagogia da Performance no trombone. O Projeto busca, através de elementos interdisciplinares, disponibilizar uma ferramenta gratuita e de código aberto (Open Source), para auxiliar alunos em processo de desenvolvimento e profissionais da performance musical a acompanhar seus estudos diários, ensaios e concertos. Teremos como base a Aprendizagem significativa de David Ausubel e o Modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) de Punya Mishra e Matthew J. Koehler. Na fundamentação, aportamos os aspectos históricos, conceituais ao envolvimento da música e educação musical com a tecnologia. No processo metodológico, foi criado um protótipo que nomeamos, “Patch Boneaux”, desenvolvido através do software livre Pure Data(Pd), para dar e aplicá-lo nos ambientes de ensino aplicado ao instrumento (applied instruction) e, apresentar as análises feitas pelos usuários da ferramenta sob a ótica de eficiência do protótipo aos quesitos usabilidade e acesso. Como conclusão, refletir sobre o processo do desenvolvimento do protótipo e sua utilização na perspectiva. Da mesma forma, disponibilizar a comunidade de desenvolvedores os procedimentos de sua criação, para assim, prover seu aprimoramento com novas funcionalidades em. pesquisas futuras.
Presidente - 1321531 - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA
Interno - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA