PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYNÁ DOS SANTOS GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYNÁ DOS SANTOS GOMES
DATA: 31/08/2020
LOCAL: fb.com/ppgcca/live
TÍTULO: CONSUMO COLABORATIVO NO ACESSO DE MÚSICA VIA STREAMING NA PLATAFORMA SPOTIFY
PALAVRAS-CHAVES: Consumo Colaborativo; Acesso; Valor percebido; Spotify.
RESUMO: Uma nova tendência, denominada economia compartilhada, surgiu recentemente como uma alternativa para satisfazer necessidades diversas, priorizando o compartilhamento de bens em detrimento da propriedade, destacando um novo padrão de consumo a ser observado no seu público, chamado consumo colaborativo que, anteriormente, eram atendidas predominantemente por produtos adquiridos de forma material de empresas específicas. Neste novo contexto, a partir da percepção de valor, os consumidores tendem a ter acesso a produtos e pagar pela experiência de tê-los temporariamente, ao invés de adquiri-los. Considerando os impactos já promovidos por essa tendência e tendo em vista a necessidade de melhor compreendê-la, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de valor na prática de consumo colaborativo diante do acesso de música via streaming no Spotify, plataforma que tem como base a economia compartilhada. Para atingir este objetivo, foi necessário fazer uma pesquisa exploratória sobre os conceitos que englobam essa área de pesquisa, utilizando a observação participante e a aplicação de questionário online. Destaca-se, portanto, a relevância acadêmica do presente estudo, e que com seus resultados alcançados contribua para um maior entendimento sobre esta nova tendência e novo padrão de consumo.
Presidente - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Externo ao Programa - 1545488 - NELSIO RODRIGUES DE ABREU