PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ARNAUD DA SILVA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ARNAUD DA SILVA JUNIOR
DATA: 20/08/2020
LOCAL: fb.com/ppgcca/live
TÍTULO: O PERFIL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NO PROCESSO DE LEAN INCEPTION: A EFETIVIDADE DA COMUNICAÇÃO E OS RESULTADOS EM UM MVP
PALAVRAS-CHAVES: Analista de negócios. Comunicação criativa. Lean inception. Desenvolvimento de projetos.
RESUMO: As competências emocionais, conhecidas também como soft skills, têm sido destaques, nos últimos anos, no âmbito da carreira profissional e dos recursos humanos. O que antes era visto como aptidões secundárias dos profissionais, atualmente, despontam como verdadeiros know-hows para o sucesso dos empreendimentos. E hoje, o pensamento é incontestável nas organizações: um grande projeto pode não prosperar por simples falta de engajamento humano. O propósito deste trabalho é investigar o perfil do profissional analista de negócios, constituído por uma abordagem da comunicação social, utilizando-se das habilidades características desta área, como a comunicabilidade, criatividade, o relacionamento interpessoal e o conhecimento de mercado, como meios de estímulos na construção de melhores resultados criativos, nos processos de concepção de projetos. Para apurar essa perspectiva, é explorado o contexto das startups e suas práticas de ideação, que se utilizam da metodologia criativa Lean Inception para a composição do Produto Mínimo Viável (MVP). O desenvolvimento desta dissertação adota como metodologia a pesquisa exploratória qualitativa, empregando a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo, por meio de entrevistas, como instrumentos de coleta de dados, e a Análise Textual Discursiva para interpretação dos dados. Os resultados parciais da investigação têm demonstrado que o perfil comunicador do analista de negócios é um relevante recurso estratégico para o êxito no desenvolvimento de projetos.
Interno - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA
Presidente - 1971919 - EUDISLEY GOMES DOS ANJOS