PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: THIAGO DA SILVA SALES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO DA SILVA SALES
DATA: 08/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/vqr-ivsr-qfi
TÍTULO: AVAMUSIC: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM VOLTADO PARA O ENSINO DE INSTRUMENTO MUSICAL
PALAVRAS-CHAVES: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Machine learning. Blended-Learning. E-learning.
PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A necessidade da criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAs com aplicações específicas, vem se tornando cada vez mais pertinente. Desse modo, fez-se necessário o desenvolvimento do Avamusic, uma aplicação web desenvolvida especificamente para o contexto do ensino de instrumento musical. O Avamusic pode ser considerado um Content Management System - CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo). O Avamusic tem o potencial de tornar-se uma Suíte (conjunto) de aplicativos voltados para a área de Educação Musical. O primeiro app adicionado à Suíte é a Manossolfa Digital, um app de inteligência artificial, mais especificamente um app de machine learning (aprendizagem de máquina). A Manossolfa é uma ferramenta do Método Kodály utilizada para ensinar as notas musicais com sinais semelhantes à língua brasileira de sinais, a libras. Assim, decidimos desenvolver o app e integrá-lo ao Avamusic. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a viabilidade de uma aplicação web voltada para o ensino de instrumento musical na perspectiva dos professores. Os objetivos específicos foram: analisar quais são as aplicações Web utilizadas para o ensino de música e suas características; Observar se existem diferenças e semelhanças entre as aplicações; Desenvolver uma aplicação Web para um curso online de instrumento musical; Verificar a perspectiva dos professores sobre a aplicação. Em relação à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa de múltiplos casos ou multicaso. Foram estudados 2 casos no curso de extensão em música na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, onde o Caso 1 - foi o desenvolvimento e validação do Avamusic versão Alpha em um curso híbrido de iniciação ao violão e o Caso 2 - foi o desenvolvimento e teste do Avamusic versão Beta e da Manossolfa Digital por um professor professor especialista. Para ambos os casos foi desenvolvida uma aplicação web, um Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA que foi mediador das referidas ações. Os resultados foram satisfatórios. Todos os objetivos foram alcançados. Na perspectiva dos professores o Avamusic enfrentou desafios consideráveis, mas mostrou-se uma ferramenta promissora para o ensino de instrumento musical em diversas modalidades, dentre elas, a educação musical a distância.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME
Interno - 1321531 - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA
Externo ao Programa - 1743917 - THAIS GAUDENCIO DO REGO