PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de DEFESA: JOSE ARNAUD DA SILVA JUNIOR

DISCENTE: JOSE ARNAUD DA SILVA JUNIOR
DATA: 18/08/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O ANALISTA DE NEGÓCIOS COMUNICADOR CRIATIVO: UM MODELO DE COMPETÊNCIAS PARA UM PERFIL ESTRATÉGICO NA CONCEPÇÃO DE PROJETOS DIGITAIS
PALAVRAS-CHAVES: analista de negócios; comunicação criativa; cultura organizacional; desenvolvimento de projetos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: As competências emocionais, conhecidas também como soft skills, têm sido destaques, nos últimos anos, no âmbito da carreira profissional e dos recursos humanos. O que antes eram vistas como aptidões secundárias dos profissionais, atualmente, despontam como verdadeiros know-hows para o sucesso dos empreendimentos. Hoje, o pensamento é incontestável nas organizações: um grande projeto pode não prosperar por simples falta de engajamento humano. Como recurso de conexão destas lacunas, este trabalho propõe a caracterização de um perfil, por meio de um modelo de competências, do profissional analista de negócios, constituído por uma abordagem da comunicação social, utilizando-se das habilidades características desta área, como a comunicabilidade, criatividade, o relacionamento interpessoal e o conhecimento de mercado, como meios de estímulos na construção de melhores resultados criativos, nos processos de concepção de projetos. O desenvolvimento desta dissertação adota como metodologia o conceito de Métodos Mistos descritos por Creswell e Plano Clark. A pesquisa, de caráter exploratória, ocorre em dois momentos: a primeira, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, empregando a revisão da literatura para embasamento da composição do modelo de competências. Em seguida, uma abordagem quantitativa, por meio do levantamento por survey, para ouvir o mercado e as perspectivas dos líderes de projeto acerca dos desafios criativos em suas equipes, pondo em validação o produto da primeira etapa. Como desfecho, a interpretação por Métodos Mistos apontou um alto índice de convergência entre os resultados das duas abordagens, considerando, portanto, como conclusiva, que o perfil comunicador criativo do analista de negócios é um relevante recurso estratégico para o êxito do desenvolvimento de projetos.
Presidente - 1971919 - EUDISLEY GOMES DOS ANJOS
Interno - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA