PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de DEFESA: SANDRO GONÇALVES DA SILVA FILHO

DISCENTE: SANDRO GONÇALVES DA SILVA FILHO
DATA: 30/11/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-sandro-goncalves-da-silva-filho
TÍTULO: FRAMEWORK PARA O PLANEJAMENTO DE AULAS DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA COM SUPORTE A CONTEÚDOS MULTIMÍDIA
PALAVRAS-CHAVES: Pandemia, Ensino Remoto Emergencial (ERE), Ensino Superior, Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), Aprendizado Multimídia, Design Audiovisual (DA).
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Com a eclosão da Pandemia da COVID-19 em 2020, foram necessárias mudanças de rotinas que impactaram todo o mundo, e a principal mudança foi quanto ao isolamento social como forma de contenção do avanço da contaminação pelo coronavírus. Na educação, os impactos estavam diretamente ligados ao fechamento das instituições de ensino, forçando um novo contexto educacional baseado na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como suporte para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem. Essa mudança provocou problemas estruturais e pedagógicos entre alunos e professores que iam desde a disponibilidade de dispositivos como computadores, acesso à internet e necessidade de metodologias de ensino adaptadas para o modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE) adotado durante a pandemia. Os professores precisaram migrar seus métodos e materiais pedagógicos para o ambiente virtual e que em muitos casos era o primeiro contato com essa modalidade de ensino. Para entender como ocorreu essa mudança na docência no contexto do ensino superior, foi realizada uma pesquisa com professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa mostrou problemáticas como a falta de engajamento dos alunos e a baixa qualificação dos professores no manuseio das TICs como ferramentas para o ensino e aprendizagem. Como forma de apoiar os docentes no ERE, este trabalho tem como objetivo ofertar uma proposta de framework para ser utilizado como guia de recomendações para que os professores possam ainda na etapa de planejamento de suas aulas remotas, trabalhar conceitos e métodos que facilitam e potencializam a seleção, produção e transmissão de conteúdos pedagógicos de forma a obter um maior engajamento dos alunos frente ao contexto do ensino remoto emergencial.
Externo ao Programa - 2569256 - JOAO MARCELO ALVES MACEDO
Externo ao Programa - 1307515 - SIGNE DAYSE CASTRO DE MELO E SILVA