PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)

Banca de DEFESA: VANESSA VERA DO NASCIMENTO

DISCENTE: VANESSA VERA DO NASCIMENTO
DATA: 22/12/2021
LOCAL: http://meet.google.com/rnm-zdrk-ydu 10
TÍTULO: APP INCLUIR: ACESSIBILIDADE CULTURAL NO MUSEU CASA DE ALUIZIO CAMPOS
PALAVRAS-CHAVES: Arte computacional. Acessibilidade cultural. Inclusão. Museu. Pessoas com deficiências.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O desenvolvimento de ações que promovam acessibilidade para pessoas com deficiência e novos públicos em espaços culturais, incluindo os museus, é uma busca que vem se tornando cada vez mais presente e crescente na área de cultura e preservação do patrimônio. Uma das maneiras de promover a mudança cultural nos métodos de preservação e difusão do patrimônio dessas organizações é desenvolver ações acessíveis. Nesta pesquisa objetivamos promover a acessibilidade cultural de pessoas com deficiências no Museu Casa de Aluízio Campos por meio do desenvolvimento de um aplicativo com recursos de acessibilidade. Durante esta investigação desenvolvemos o software do aplicativo Incluir, utilizando a linguagem Java por meio da plataforma Android Studio, além de promover uma reflexão sobre a importância da acessibilidade cultural no MCAC. Inserir os conceitos centrais utilizados na pesquisa, citando os autores e fontes. Quanto ao procedimento técnico, as sugestões dos métodos e das atividades de pesquisa serão centralizadas basicamente no Design Science Research (DSR). De acordo com Dresh, Lacerda e Júnior (2015), o DSR é um método que operacionaliza a condução de estudos quando o objetivo a ser alcançado é um produto ou uma prescrição, isto é, diretrizes ou recomendações de design. A participação de pessoas com deficiência e de representantes de novos públicos em propostas de curadorias acessíveis resulta na mudança das linguagens e dos modelos tradicionais de produção, possibilitando o conhecimento e o diálogo com as necessidades e anseios desses indivíduos por meio do protagonismo e da criação de novos projetos como o aplicativo Incluir, que até o momento de escrita desse trabalho já possue sua base construída e cinco obras inseridas para ilustrar a sua finalidade. Além de já levantar reflexões sobre acessibilidade não só no museu, mas nas escolas, visto que em uma das visitas tecnicas ao MCAC, nós fomos convidado a visitar uma escola publica localizada no complexo habitacional Aluizio Campos, para discutir ideias de como pode ser trabalhado a acessibilidade na escola.
Interno - 1545948 - CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA
Externo à Instituição - PAULO EMÍLIO MACEDO PINTO