PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO CAVALCANTI BISPO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUGO CAVALCANTI BISPO
DATA: 23/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 203, CCSA
TÍTULO: Conexão eleitoral e participação evangélica na política: um estudo da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara de Vereadores do Recife.
PALAVRAS-CHAVES: Evangélicos na política; Conexão Eleitoral; Frente Parlamentar Evangélica; Câmara de Vereadores do Recife.
PÁGINAS: 77
RESUMO: Esta dissertação busca analisar, sob a ótica da conexão eleitoral, a atuação da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) da Câmara de Vereadores do Recife durante a 16ª legislatura (2013-2016). O objetivo foi investigar a incidência de estratégias de conexão eleitoral por parte dos membros da frente, em especial o credit claiming e o position taking, voltadas para o eleitorado evangélico. Para isso, realizamos mapeamento e classificação da atividade legislativa dos parlamentares da FPE, e, através de estatística descritiva, averiguamos o papel que políticas distributivas aos evangélicos tiveram em seus mandatos. Os resultados apontaram baixa proposição – e aprovação – de projetos paroquiais. Assim, nossa hipótese é de que a estratégia de conexão eleitoral dos membros da FPE ocorre através dos projetos-bandeira. Constatou-se também que a vinculação a uma FPE não vincula automaticamente o parlamentar a políticas públicas clientelistas para os evangélicos e que a atuação legislativa de seus membros da frente não ocorre de modo homogêneo. Ademais, pretendemos analisar o conteúdo das justificativas dos projetos de lei e dos discursos realizados em plenário e registrados pela imprensa legislativa, a fim de analisar como o position taking se dá em relação ao público evangélico.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1516861 - RODRIGO FREIRE DE CARVALHO E SILVA
Presidente - 1543895 - SAMIR PERRONE DE MIRANDA
Externo ao Programa - 1965800 - TASSIA RABELO DE PINHO