PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Banca de DEFESA: INGRA FREIRE DE OLIVEIRA

DISCENTE: INGRA FREIRE DE OLIVEIRA
DATA: 30/09/2019
LOCAL: Sala do PPGCPRI
TÍTULO: Uma análise do conceito de desenvolvimento sustentável através da comparação de agendas internacionais: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES)
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Sustentável; Indicadores de sustentabilidade; ICES; ODS.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Política Internacional
RESUMO: O objeto deste estudo consiste na comparacao das concepcoes de desenvolvimento sustentavel das agendas Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel, das Nacoes Unidas, e da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentaveis, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, atraves da comparacao de seus indicadores. A escolha dos indicadores para a realizacao da analise residiu no fato do papel fundamental desempenhado por essa ferramenta na traducao dos conceitos adotados em teoria pelas agendas, definindo, de forma objetiva, os compromissos reais a serem assumidos pelas cidades/paises. Para tornar possivel a comparacao das duas agendas de desenvolvimento ICES e ODS, fora realizada uma revisao literaria sobre os dois pontos chaves do trabalho: o conceito de desenvolvimento sustentavel e a importancia dos indicadores para a mensuracao de fenomenos sociais. Atrelado a esses dois pontos, apresentamos os conceitos adotados pelas agendas, alem de explanarmos o processo de construcao dos indicadores utilizados por cada uma delas. Para os quadros de indicadores, estabeleceuse um padrao de comparacao que tornou possivel o estudo mais detalhado de cada um deles, auxiliando na identificacao dos pontos em comuns e divergentes apresentados pela ICES e pelos ODS e tambem na analise dos seus conteudos de forma individual. Como resultado da analise, apesar de possuirem o mesmo objeto e partirem de uma concepcao semelhante do entendimento sobre desenvolvimento sustentavel, as agendas apresentaram uma baixa convergencia entre seus conteudos. Alem disso, foi possivel observar que ambas as agendas, de um modo geral, cumprem com seu conceito de DS proposto preliminarmente ao apresentarem indicadores compativeis com seus propositos.
Presidente - 1750295 - HENRIQUE ZEFERINO DE MENEZES
Externo ao Programa - 2529086 - PASCOAL TEOFILO CARVALHO GONCALVES