PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Banca de DEFESA: JOÃO PAULO ANDRADE RODRIGUES DO Ó

DISCENTE: JOÃO PAULO ANDRADE RODRIGUES DO Ó
DATA: 31/03/2020
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: BRASIL, UMA CASA PORTUGUESA? UMA ANÁLISE DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE DESCOLONIZAÇÃO DAS COLÔNIAS PORTUGUESAS NA ÁFRICA - 1953 A 1964.
PALAVRAS-CHAVES: Política Externa Brasileira; Tratado de Amizade e Consulta; Descolonização Africana.
ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Política Internacional
ESPECIALIDADE: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais
RESUMO: A presente pesquisa tem por finalidade analisar a evolução da Política Externa Brasileira para a África portuguesa no período de 1953 a 1964. Buscou-se, mais especificamente, identificar os atores domésticos que influenciaram nas relações diplomáticas brasileiras no processo de descolonização das colônias portuguesas na África. No primeiro momento, observou-se o histórico das relações entre Brasil e Portugal de 1910 a 1953, tais relações culminaram com a assinatura do Tratado de Amizade e Consulta (1953). Em seguida, procurou-se analisar a política externa do Governo Juscelino Kubistchek e a influência do luso-tropicalismo de Gilberto Freyre sobre a política africana brasileira. Por fim, examinou-se a Política Externa Independente dos Governos Jânio Quadros e João Goulart, com a finalidade de observar as diretrizes condutoras da política externa no tocante ao processo da descolonização africana. A PEI apresentava-se a favor da emancipação dos territórios não autônomos o que sinalizava uma ruptura com a tradicional aliança com os portugueses, todavia, as tentativas de distanciamento não prosperaram e a PEI acabou sendo interrompida pelo Golpe Militar de 1964. A tomada de poder pelos militares restaurou, no primeiro momento, o apoio à política colonial lusitana. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a metodologia qualitativa, com ênfase no método histórico, através do qual, a investigação científica se debruçou sobre a literatura existente.
Externo à Instituição - ALEXANDRE CESAR CUNHA LEITE
Interno - 1750295 - HENRIQUE ZEFERINO DE MENEZES