PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Banca de DEFESA: DÉBORA EVELYN DA SILVA

DISCENTE: DÉBORA EVELYN DA SILVA
DATA: 31/03/2020
LOCAL: Sala Multimídia CCSA
TÍTULO: GASTO PÚBLICO SUBNACIONAL EM EDUCAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA PARA O CASO DOS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: descentralização, política pública, gasto público, educação
ÁREA: Ciência Política
RESUMO: Dado o padrão de descentralização do federalismo brasileiro os entes subnacionais, especialmente os municípios, expandiram significativamente sua participação na oferta de política pública a partir da Constituição de 1988. A capacidade gerencial dos governos locais, portanto, se constitui importante vetor para a qualidade das políticas ofertadas aos munícipes. Assim, que fatores influenciam a qualidade da educação fundamental de cidades inseridas em ambientes federativos com assimetrias socioeconômicas, como o Brasil? Este trabalho, à luz da perspectiva teórica da descentralização endógena, buscou responder esta pergunta mensurando possíveis efeitos do gasto público municipal com educação fundamental sobre o desempenho médio das avaliações do Saeb e do rendimento dos discentes das 223 cidades da Paraíba, entre os anos de 2008 à 2017. Para tanto, utilizou-se dados em painel para o método de Primeira Diferença, Efeito Fixo, Efeito Aleatório e regressão Quantílica. Os resultados sugerem como o efeito do gasto público municipal per capita eleva a proficiência dos discentes, reduzindo também as taxas de reprovação e abandono.
Externo ao Programa - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA
Presidente - 1483396 - ITALO FITTIPALDI