PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JONATHAN VIEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONATHAN VIEIRA DA SILVA
DATA: 29/10/2020
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DESCENTRALIZADA EM EDUCAÇÃO: O CASO DA COOPERAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA E O CONSULADO-GERAL DOS ESTADOS UNIDOS.
PALAVRAS-CHAVES: Paradiplomacia. Educação. João Pessoa. Estados Unidos da América. Consulado.
RESUMO: A atuação externa de governos subnacionais possui motivadores diversos e ocorre em áreas específicas, sendo estas variáveis as definidoras da tipologia de paradiplomacia executada. A paradiplomacia educacional visa, enquanto tipologia, o desenvolvimento da educação de um ente subnacional, podendo envolver diversas atividades internacionais a fim de atender esse objetivo. A atuação internacional destes governos tem se tornado intensa nas últimas décadas em razão das facilidades na aproximação e no diálogo com países e instituições externas. As assimetrias existentes entre as unidades federadas levam os governos subnacionais a buscarem uma atuação internacional mais direta em searas políticas, econômicas, cultural, ambiental, educacional, entre outras, lidando diretamente com atores estrangeiros, levando os interesses locais para discussão no cenário internacional. Partindo do fato de que a paradiplomacia comporta características próprias das cidades ou regiões que a desenvolvem e tendo em vista a relevância em compreender a realidade de um município nordestino, é que se justifica o estudo da paradiplomacia educacional e, mais especificamente, da cooperação internacional descentralizada em educação existente entre o Município de João Pessoa e o Consulado-Geral dos EUA em Recife. O projeto busca o incentivo do ensino da língua inglesa através de formação de professores da disciplina no município, entre outras ações conjuntas. A relevância deste estudo, assim, visualiza-se pelas particularidades locais, regionais e nacionais significativas contidas na proposta, além da carência de estudos nesse sentido na região Nordeste e no Estado da Paraíba. Propõe-se uma pesquisa metodologicamente baseada no uso de revisão de literatura tanto sobre a paradiplomacia quanto sobre a cooperação educacional e em estudo de caso, com a realização de expedientes empíricos, procedendo-se com entrevistas para compreender o fenômeno ora proposto em diversas perspectivas.
Presidente - 1440296 - LILIANA RAMALHO FROIO
Externo ao Programa - 2529086 - PASCOAL TEOFILO CARVALHO GONCALVES