PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA MARIA MONTEIRO PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINA MARIA MONTEIRO PAIVA
DATA: 22/12/2020
LOCAL: Sala remota
TÍTULO: CRIMES DE GUERRA CONTRA AS MULHERES: O caso das Mulheres de Conforto na Segunda Guerra Mundial
PALAVRAS-CHAVES: Coreia do Sul; Japão; Guerra; Abuso e Exploração Sexual; Violência Sexual; Abuso; Segunda Guerra Mundial; Tribunal de Tóquio
RESUMO: Na década de 1990, o mundo descobriu que o Japão imperial durante os anos de 1938 e 1945 sistematizou um esquema de exploração sexual que mais tarde ficaria conhecido como “sistema de conforto”, que consistia em levar mulheres até os locais onde os soldados japoneses estavam concentrados, para que estas pudessem “conforta-los” tendo em vista que não se sabia quanto tempo duraria a guerra. A explanação desse sistema para o mundo tornou as relações entre o governo coreano e japonês mais delicada, com a Coreia do Sul, mesmo em aparições públicas com ambos os representantes, exigindo que o Japão se desculpasse pelo mal perpetuado as mulheres, especialmente as coreanas. E as mulheres, por sua vez, iniciaram um movimento em busca por reparação que impacta ainda mais a relação entre esses países. Devido a força que esse movimento demonstra, e ao fato das mulheres coreanas terem sido as mais afetadas pelo sistema, o caso das mulheres de conforto coreanas foi escolhido para discutirmos acerca das mulheres dentro das Relações Internacionais. A metodologia utilizada baseia-se na revisão da literatura sobre o sistema de conforto, assim como o estudo de documentos oficiais dos governos japonês e coreano, assim como o de organizações não governamentais. Também utilizaremos testemunhos das sobreviventes acerca do sistema de conforto e revisão bibliográfica de livros e artigos científicos encontrados em bases de dados acadêmicas.
Interno - 1750295 - HENRIQUE ZEFERINO DE MENEZES
Presidente - 1440296 - LILIANA RAMALHO FROIO