PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Banca de DEFESA: KAMILA ALVES FELIX

DISCENTE: KAMILA ALVES FELIX
DATA: 30/08/2021
LOCAL: sala virtual
TÍTULO: ATORES RELIGIOSOS E CONSTRUÇÃO DA PAZ: A IGREJA CATÓLICA NO PROCESSO DO ACORDO DE PAZ NA COLÔMBIA (2012 -2016)
PALAVRAS-CHAVES: Religião. Comunidade Epistêmica. Construção da Paz. Colômbia. Igreja Católica. Acordo de Paz.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO: O século XXI tem testemunhado uma crescente importância da religião na literatura acadêmica de Relações Internacionais, especialmente ao desempenhar papéis relevantes nos temas de paz e violência. Nesta conjuntura, emerge a Colômbia como um ator central, na qual se encontram uma miríade de atores em disputa conflituosa, mas também buscando a paz. Dentro deste contexto, a corrente pesquisa apresenta a seguinte problemática: “Como os atores religiosos, em particular a Igreja Católica, influenciam no processo de construção de paz na Colômbia?” A hipótese sugere que a Igreja Católica, enquanto parte de uma comunidade epistêmica de atores religiosos e historicamente atuante no processo de paz, serve como intermediadora de conhecimentos e costumes locais voltados a abordagens teológicas capazes de influenciar no processo de construção de paz na Colômbia. O marco temporal do estudo compreende as primeiras negociações até a assinatura do Acordo de Havana, isto é, de outubro de 2012 até setembro de 2016. A pesquisa está delimitada em três capítulos: o capítulo 1 apresenta a relação entre Religião, Estudos para Paz e Comunidade Epistêmica, de forma a construir uma base teórica capaz de fornecer conceitos norteadores dos capítulos seguintes; o capítulo 2 fornece o contexto histórico do conflito colombiano, identificando as raízes da violência e as implicações nos pontos principais do Acordo de Havana; por fim, o capítulo 3 centraliza o debate na explicação sobre a atuação de atores religiosos envolvidos no processo de construção de paz e apresenta as atividades dos atores religiosos católicos enquanto comunidade epistêmica na dinâmica da construção de paz na Colômbia. Os resultados da pesquisa demonstram que as atividades da Igreja Católica são fundamentadas no conhecimento e expertise religiosa, somadas à sua experiência como mediadora de conflitos internacionais, influenciando o processo de construção da paz na sociedade colombiana.
Externo à Instituição - ANNA CARLETTI
Presidente - 1927918 - MARCOS ALAN SHAIKHZADEH VAHDAT FERREIRA