PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Banca de DEFESA: ALBANY FERREIRA LIMA

DISCENTE: ALBANY FERREIRA LIMA
DATA: 30/04/2018
LOCAL: Sala do PPGCPRI
TÍTULO: O interessado dá um jeito: a relação entre ambição política e alocação de emendas individuais no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: ambição política, emendas individuais, Câmara dos Deputados.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO: Qual o efeito da alocacao das emendas individuais sobre a ambicao politica dos Deputados Federais brasileiros? Com o objetivo de responder esta questao, esta dissertacao busca estimar o efeito da alocacao de emendas individuais sobre a ambicao politica dos parlamentares brasileiros. A investigacao se deu sobre a 54a Legislatura (2011 e 2015) da Camara dos Deputados, e abrange dados sobre as emendas individuais, o resultado de votacao dos deputados e sua experiencia na Camara dos Deputados e em cargos eletivos no Executivo. Metodologicamente, foram utilizados estatistica descritiva e multivariada para testar a hipotese de que a concentracao de emendas individuais exerce um efeito positivo sobre escolha de ambicao politica. Os resultados encontrados revelam que a correlacao e positiva, porem, a baixa significancia estatistica do modelo levou a rejeicao da principal hipotese. Este trabalho contribui ao testar pressupostos da literatura acerca da escolha de carreira dos parlamentares, e sua alocacao de emendas individuais.
Presidente - 1483396 - ITALO FITTIPALDI
Externo à Instituição - JOSÉ ALEXANDRE DA SILVA JÚNIOR