PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Banca de DEFESA: RAYZA DE LIMA TORRES

DISCENTE: RAYZA DE LIMA TORRES
DATA: 27/04/2018
LOCAL: Sala 402
TÍTULO: É DANDO QUE SE RECEBE? Evidência Empírica do Efeito da Despesa de Pessoal para o Sucesso Eleitoral do Executivo Estadual Brasileiro
PALAVRAS-CHAVES: Ciclos políticos; despesas de pessoal; reeleição.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO: Nos estados brasileiros as despesas de pessoal refletem uma maior absorcao de responsabilidades com a provisao de bens e servicos publicos, retirando da alcada federal o onus dessa prestacao. Por sua vez, a expansao dos gastos com o funcionalismo publico, mesmo contrariando preceitos da Reforma Administrativa ou limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, pode estar associada a formacao de ciclos politicos, que levam os governantes a aumentarem o dispendio publico ou manipularem variaveis fiscais em periodo eleitoral, a fim de conquistarem o sucesso nas urnas. Nesse sentido, este trabalho visou mensurar como a despesa de pessoal pode influenciar a chances de reeleicao do governante estadual ou do grupo politico no poder, no periodo entre 1998 e 2014. Para realizacao da pesquisa foram utilizados dados de natureza fiscal (despesas com saude, educacao), politicos (ano eleitoral, partidos politicos) e socioeconomicas (PIB per capita) como variaveis de controle. Quanto a variavel de interesse, propos-se uma proxy em que as despesas com pessoal correspondem a folha de pessoal dos servidores ativos das administracoes estaduais e do Distrito Federal. O metodo probabilistico da Maxima Verossimilhanca (logit) foi escolhido para o teste de hipotese e os testes de Hausman e Wald, para um melhor ajustamento do modelo econometrico. Os resultados confirmaram que o gasto com pessoal influenciou positivamente as chances de reconducao estadual no periodo avaliado (1998-2014), ou seja, o crescimento da folha de pessoal aumenta em 37% a probabilidade de reeleicao do governador/grupo politico. Os coeficientes variacao absoluta do PIB per capita e variacao absoluta da educacao per capita, corresponderam ao sinal esperado (positivo). Quanto a variacao absoluta da saude per capita, este controle alem de nao ser estatisticamente significante, apresentou um sinal da relacao causal diferente do esperado. Dessa forma, conclui-se que a expansao da folha de pessoal nos estados foi interessante em termos eleitoreiros.
Presidente - 1483396 - ITALO FITTIPALDI
Interno - 1516861 - RODRIGO FREIRE DE CARVALHO E SILVA