PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: EVA CAROLINA FONSECA DE REZENDE CRUZ

DISCENTE: EVA CAROLINA FONSECA DE REZENDE CRUZ
DATA: 18/03/2019
LOCAL: LABORATÓRIO DE SAÚDE, ENVELHECIMENTO E SOCIEDADE (LASES)
TÍTULO: GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE: IDENTIFICANDO ALTERAÇÕES VOCAIS E MIOFUNCIONAIS EM IDOSOS
PALAVRAS-CHAVES: Envelhecimento, Voz, Transtornos da Articulação, Mastigação, Deglutição, Equipe de Assistência ao Paciente.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Nas ultimas decadas, o Brasil acompanha o cenario mundial no que concerne ao processo de transicao demografica, com consequente envelhecimento populacional, o que tem demandado a necessidade de transformacao das praticas de cuidado em saude. Observa-se que muitos idosos apresentam alteracoes miofuncionais e vocais decorrentes da senescencia, o que passa desapercebido por muitos profissionais que acabam nao identificando tais alteracoes. Vale destacar que estas necessitam de intervencao fonoaudiologica. Objetivos: Identificar, na literatura, publicacoes que tratem das principais alteracoes vocais e miofuncionais em idosos; construir um instrumento para identificacao de alteracoes miofuncionais e vocais em idosos por profissionais de saude da atencao basica; ofertar para os profissionais de saude um guia de orientacao que favoreca a identificacao de tais modificacoes em idosos. Metodo: Trata-se de um estudo metodologico, elaborado atraves de duas etapas: a primeira, realizada atraves de revisao integrativa de literatura sobre as alteracoes de comunicacao da pessoa idosa no que se refere a motricidade orofacial e vocal em idosos; e a segunda, que consiste na construcao e validacao de conteudo de um Guia de orientacao por 8 juizes experts na tematica. A pesquisa foi aprovada pelo comite de etica em pesquisa da Universidade Federal da Paraiba, sob o parecer 2.190.153 e seguiu todos os aspectos eticos legais envolvendo seres humanos, de acordo com a Resolucao 466/2012. Para analise dos dados foi utilizado o Indice de Validade de Conteudo. Resultados e Discussao: Na revisao integrativa de literatura, apos aplicacao dos criterios de exclusao e inclusao, permaneceram 9 artigos, apresentando maior numero de publicacoes no ano de 2015, tendo a revista CEFAC como a que mais tratou sobre o assunto por meio de artigos publicados. Os estudos apontam que ha alteracoes vocais e oromiofuncionais decorrentes da senescencia, sendo elas: rouquidao, tremor e diminuicao da intensidade vocal; diminuicao de tonus e forca da lingua e da musculatura mastigatoria. A segunda etapa consta da validacao do Guia de Orientacao, no tocante aos objetivos, estrutura, apresentacao e relevancia, obtendo media geral do Indice de Validade de Conteudo de 0,90, dessa foram, os Juizes aprovaram a aplicabilidade deste, sendo todas as sugestoes acatadas para a versao final. Consideracoes Finais: O instrumento proposto foi validado pelos juizes e proporcionara aos profissionais de saude a possibilidade de identificar alteracoes vocais e oromiofuncionais em idosos precocemente, realizando encaminhamento ao fonoaudiologo e minimizando possiveis prejuizos a saude do idoso.
Interno - 1495738 - ANA KARENINA DE FREITAS JORDAO DO AMARAL
Externo ao Programa - 6752532 - ANA SUERDA LEONOR GOMES LEAL