PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: ILANNA CIBELE DELGADO DE ARAÚJO FONSECA

DISCENTE: ILANNA CIBELE DELGADO DE ARAÚJO FONSECA
DATA: 21/03/2019
LOCAL: LABORATÓRIO DE SAÚDE, ENVELHECIMENTO E SOCIEDADE (LASES)
TÍTULO: CHECKLIST PARA RASTREAMENTO DAS ALTERAÇÕES DE AUDIÇÃO E LINGUAGEM EM IDOSOS
PALAVRAS-CHAVES: Idoso, presbiacusia, fonoaudiologia, comunicação, linguagem e audição.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O crescimento da populacao de idosos e mundial e este tem acontecido tanto em numeros absolutos quanto relativos trazendo o envelhecimento como uma realidade. Neste contexto, a presbiacusia refere-se a diminuicao auditiva relacionada ao envelhecimento, e se apresenta como sendo uma das maiores privacoes sensoriais. Pode trazer consigo o isolamento do individuo, levando-o ao evitamento da comunicacao. A linguagem, seja ela oral ou escrita, e considerada um mecanismo do pensamento e por meio dele o individuo se recompoe, programa suas acoes, entende, aprende, apresenta sua opiniao e se constroi como sujeito. Os aspectos de audicao e linguagem estao relacionados com a forma como os individuos se comunicam, exercendo seu papel social, fator este de muita relevancia para uma melhor qualidade de vida desta populacao. Sendo assim, a construcao do checklist que vai rastrear alteracoes da audicao e linguagem em idosos por profissionais de saude nao-fonoaudiologos, torna-se relevante. Objetivo: Construir um checklist para identificar as alteracoes de audicao e linguagem em idosos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodologica de abordagem quantitativa, estruturada em duas etapas: 1. Revisao integrativa da literatura sobre as alteracoes de audicao e linguagem do idoso para subsidiar a elaboracao da primeira versao do checklist, realizada nos meses de fevereiro e marco de 2018; 2. Construcao do checklist para rastreamento das alteracoes de audicao e de linguagem, apos avaliacao e contribuicao dos participantes. Os participantes realizaram a validacao de conteudo do instrumento, compondo dois grupos: GE (grupo de experts), e GP (grupo de profissionais de saude). Os dados foram organizados em planilha digital e as variaveis foram analisadas de forma descritiva utilizando o indice de validacao do conteudo (IVC). Resultados: Apresenta-se como produto um checklist para rastreamento das alteracoes de audicao e linguagem em idosos, que podera ser preenchido por profissionais de saude nao-fonoaudiologos que atuem junto a pessoa idosa em unidades de saude. A partir disso, constatar a necessidade de encaminhamento para o fonoaudiologo para avaliacao especifica. Conclusao: A avaliacao de experts e profissionais de saude nao-fonoaudiologos confirmou a elaboracao adequada do checklist para ser aplicado por profissionais de saude encaminhando se necessario, ao fonoaudiologo. O rastreamento atraves de uma folha de verificacao (checklist), detecta possiveis falhas/dificuldades de audicao e de linguagem do idoso, servindo de instrumento para tomada de decisao.
Presidente - 1495738 - ANA KARENINA DE FREITAS JORDAO DO AMARAL
Interno - 1631399 - CARMEM SILVIA LAUREANO DALLE PIAGGE