PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: MARIA LUCRECIA DE AQUINO GOUVEIA

DISCENTE: MARIA LUCRECIA DE AQUINO GOUVEIA
DATA: 13/12/2017
LOCAL: Sala 1 do PPGENF
TÍTULO: CHECKLIST PARA INDICAÇÃO DE VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA EM IDOSOS PÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
PALAVRAS-CHAVES: idosos; acidente vascular cerebral; respiração artificial; respiração com pressão positiva; ventilação não invasiva.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O Acidente Vascular cerebral (AVC) e definido como uma disfuncao neurologica aguda de origem vascular com inicio rapido dos sintomas, que variam segundo a regiao afetada do cerebro. E a principal causa de doenca incapacitante no mundo, o que representa um grave problema de saude publica. Os sinais de doenca comprometem a funcionalidade e a qualidade de vida de idosos acometidos, principalmente quando ha comprometimento respiratorio. A tecnica da ventilacao mecanica nao invasiva (VNI) consiste na aplicacao de pressao positiva na via aerea do individuo por intermedio de interfaces aplicadas na boca e/ou no nariz. Esta tecnologia e utilizada pelo fisioterapeuta, seja como terapia de expansao pulmonar, terapia de remocao de secrecoes traqueobronquicas ou como metodo para prover repouso muscular respiratorio relativo. Apesar destas evidencias, os beneficios nao sao avaliados, visto que ainda nao ha consenso nos criterios para indicacao da VNI em idosos pos AVC. Objetivos: Conhecer as publicacoes sobre o uso de ventilacao mecanica nao invasiva em idosos pos AVC (qualificacao); Construir um instrumento para indicacao de ventilacao nao invasiva em idosos pos acidente vascular cerebral (defesa); Apresentar o produto final (checklist). Metodologia: Trata-se de um estudo metodologico, de abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada no Hospital Universitario Lauro Wanderley (HULW), na cidade de Joao Pessoa-PB. A populacao do estudo foi constituida por fisioterapeutas doutores que trabalham com a tematica e por profissionais fisioterapeutas que prestam assistencia na area de fisioterapia cardiorrespiratoria. O projeto foi submetido ao Comite de Etica em Pesquisa do Centro de Ciencias da Saude da Universidade Federal da Paraiba e aprovado pelo nº 2.190.153, de 27 de julho de 2017, CAAE; 67103917.6.0000.5188. Resultados e Discussao: Os artigos selecionados abordaram acidente vascular cerebral e apneia obstrutiva do sono; 08 artigos a modalidade ventilatoria foi a pressao positiva continua; maior quantitativo de publicacoes no ano de 2009. Os qualis foram: 4 periodicos A1; 2 periodicos A2; 3 periodicos B1 e 1 periodico B2. Os instrumentos de coleta de dados: National Institutes of Health Stroke, indice de perturbacao respiratoria, indice de Barthel, escala de sonolencia de Epworth, escala de Rankin modificada, indice de massa corporal, escala de como de Glasgow, indice de apneia e hipopneia, questionario de apneia do sono de Berlim. A tecnica de analise de dados foi quantitativa. Apos consulta na literatura foi realizada a construcao do checklist, sendo este avaliado pelos doutores, estatistico e fisioterapeutas, sendo construido o produto final, o checklist. Consideracoes finais: Os estudos referem que a VNI tem beneficios terapeuticos para apneia, no entanto, outras indicacoes e beneficios podem ser relacionadas ao uso da VNI para o idoso pos AVC, com possiveis melhorias na qualidade de vida destas pessoas. Ressalta-se o pequeno numero de publicacoes e a falta de protocolos clinicos que contemplem esta tematica e a populacao idosa, que poderiam embasar acoes governamentais e politicas publicas. Constatou-se a importancia da elaboracao de um instrumento para indicacao terapeutica com ventilacao nao invasiva em idosos pos AVC, apresentando-o como produto final do mestrado.
Presidente - 1495738 - ANA KARENINA DE FREITAS JORDAO DO AMARAL
Interno - 2146025 - GILKA PAIVA OLIVEIRA COSTA