PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: JOYCE LANE BRAZ VIRGOLINO

DISCENTE: JOYCE LANE BRAZ VIRGOLINO
DATA: 29/01/2018
LOCAL: SALA DO PPGENF
TÍTULO: GUIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA PESSOA IDOSA
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à saúde, Saúde da família; Promoção da saúde; Pessoa idosa.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Analisar as acoes de promocao da saude para pessoa idosa desenvolvidas por trabalhadores do Nucleo Ampliado de Saude da Familia e Atencao Basica (NASF – AB) e elaborar um Guia para profissionais sobre acoes de promocao da saude a pessoa idosa. Metodos: Trata-se de um estudo metodologico, desenvolvido em tres etapas: revisao integrativa da literatura; identificacao a partir de entrevista das acoes de promocao da saude desenvolvidas pelos profissionais do NASF-AB para pessoa idosa e construcao de guia centrado nos pressupostos da Politica Nacional de Promocao a Saude (PNPS) e da diretriz do envelhecimento ativo e saudavel da Politica Nacional de Saude da Pessoa Idosa (PNSPI). Quanto aos aspectos eticos, a pesquisa foi submetida ao Comite de Etica do Centro de Ciencias da Saude (CCS) e aprovado sob o nº 2.190.153 de 27 de julho de 2017, CAAE; 67103917.6.0000.5188. A amostra constituiu-se de 27 profissionais do NASF-AB escolhidos aleatoriamente de acordo com a acessibilidade durante o periodo da pesquisa. Os dados coletados foram organizados em um corpus e, em seguida, processados com o auxilio do software IRAMUTEQ e discutidos segundo a literatura. Resultados e Discussao: dos resultados obtidos apos a analise delineou-se dois artigos: o primeiro trata de uma revisao integrativa da literatura sobre as praticas de promocao da saude para pessoa idosa, que sinalizou a necessidade de realizacao de mais pesquisas sobre a tematica com enfase na pessoa idosa; o segundo artigo abordou as acoes de promocao da saude realizadas pelo NASF-AB para pessoa idosa. Consideracoes finais: As acoes de promocao da saude sao realizadas atraves de atividades em grupos, que promovem educacao em saude, com foco na orientacao sobre patologias ou tematicas como realizacao de atividades fisicas e corporais. As atividades sao realizadas nas unidades de saude ou nas Academias da Saude. Embora algumas acoes nao sejam realizadas pelos profissionais do NASF-AB, ha intencao e motivacao para realizacao destas, tendo em vista seu conhecimento. O estudo teve como limitacao o numero reduzido de publicacoes sobre o tema em estudo. O estudo procurou contribuir na producao do conhecimento das Politicas de Promocao da Saude, Politica Nacional de Saude da Pessoa Idosa e ainda para a pratica dos profissionais do NASF-AB frente a producao do cuidado com a pessoa idosa, no que concerne as acoes de promocao da saude pouco explorado nas producoes cientificas. Sugere-se o desenvolvimento de mais pesquisas sobre essa tematica com enfase na pessoa idosa. Tambem e necessario que os gestores publicos favorecam e oportunizem a efetivacao das acoes de promocao da saude para pessoa idosa para que se proporcione mais qualidade de vida para esse grupo.
Interno - 036.169.294-31 - GREICY KELLY GOUVEIA DIAS BITTENCOURT - UFPB
Externo à Instituição - OLIVIA GALVAO LUCENA FERREIRA