PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Banca de DEFESA: MÔNICA ROCHA RODRIGUES ALVES

DISCENTE: MÔNICA ROCHA RODRIGUES ALVES
DATA: 29/01/2018
LOCAL: SALA DO PPGENF
TÍTULO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES PARA PESSOA IDOSA
PALAVRAS-CHAVES: Práticas Integrativas e Complementares. Idoso. Portifólio.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: As Praticas Integrativas e Complementares constituem um tema que se encontra na ordem do dia, pela importancia da promocao e prevencao a saude atraves dos metodos complementares, pela necessidade do desenvolvimento de ferramentas que fortalecam a atencao primaria, devido ao crescimento populacional dos idosos e da escassez dos recursos disponiveis para o cuidado assistencial na enfermidade. Diante das consideracoes a dissertacao ora apresentada tem como objetivos: avaliar as publicacoes cientificas sobre as Praticas Integrativas e Complementares; verificar as Representacoes Sociais dos idosos sobre praticas integrativas e complementares e elaborar um portfolio informativo das praticas integrativas e complementares a partir das Representacoes Sociais dos idosos. Tata-se de um estudo exploratorio e de abordagem qualitativa e para apreensao de dimensoes simbolicas acerca das Praticas Integrativas e Complementares, utilizou-se o aporte teorico das Representacoes Sociais, caracterizando-se ainda uma pesquisa metodologica, seguiu as seguintes etapas: pesquisa sobre a tematica na literatura com busca em bases nacionais e internacionais; levantamento situacional sobre o conhecimento das praticas integraticas e complementares em diferentes grupos; revisao integrativa sobre a tematica abordada, da qual originou o artigo 1 enviado para publicacao; seguido da pesquisa sobre as representacoe sociais dos idosos sobre as praticas integrativas e complementares, com o aporte da Teoria das Representacoes Sociais, gerando o artigo 2 para defesa, por fim a elaboracao do portifolio educativo sobre as praticas integrativas e complementares direcionado a pessoa idosa. A coleta de dados foi realizada no Espaco do “Equilibrio do Ser”, servico referente aos cuidados com a atencao basica a saude, estando vinculado a Secretaria Municipal de Saude do Municipio de Joao Pessoa, Paraiba, com 71 idosos, a partir de uma entrevista semiestruturada, em que a primeira parte contemplou o Teste da Associacao Livre de Palavras, com a frase indutora: “Quando falo Praticas Integrativas e Complementares o que lembra”; na segunda parte, contemplou-se um questionario com nove perguntas a respeito do conhecimento das praticas integrativas e complementares e na terceira parte contemplaram-se as variaveis sociodemograficas: sexo, idade, estado civil, escolaridade, religiao e renda mensal. Os dados coletados, foram transcritos e organizados em um corpus, em seguida processado com o auxilio do software de Analise Textual IRaMuTeQ versao 0.7 alfa 2. Perfil dos participantes: media etaria de 68,15 anos, em sua maioria do sexo feminino, casados, com ensino superior completo, predominantemente catolico e com renda mensal de 1 a 3 salarios. A analise do corpus textual, referente as Praticas Integrativas e Complementares segundo os idosos, com aproveitamento de 88,73% do corpus, delimitado em tres classes ou categorias lexicais semanticas: classe 1 - Beneficios do uso das Praticas Integrativas e Complementares; classe 2 - Aspectos Psicossociais; e a classe 3 - Dimensoes Afetivas. As representacoes sociais sobre essa tematica para os idosos apresentaram um posicionamento positivo e relacionado a imagem do idoso socializado, capaz de promover saude, autonomia e autoconhecimento das suas necessidades.
Presidente - 335603 - ANTONIA OLIVEIRA SILVA
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO RANGEL TURA