PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de DEFESA: ILIADA LIMA FRANCO

DISCENTE: ILIADA LIMA FRANCO
DATA: 08/07/2022
LOCAL: Plataforma Zoom - https://us02web.zoom.us/j/87428735425pwd=aGt1UGtiRVl4NEhLZHhBSThIQ3NFdz09
TÍTULO: PREVALÊNCIA DE ALTERAÇÕES MASTIGATÓRIAS EM PESSOAS IDOSAS RESIDENTES NA COMUNIDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Mastigação. Idoso. Prevalência. Revisão Sistemática.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: Introdução: Alterações mastigatórias podem ocorrer em pessoas idosas devido às mudanças fisiológicas e anatômicas inerentes ao envelhecimento e maior vulnerabilidade a comorbidades. Entretanto, as estimativas de prevalência dessas alterações em idosos residentes na comunidade são imprecisas. Objetivo: verificar a prevalência de alteraçoes mastigatórias em pessoas idosas residentes na comunidade. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática registrada no PROSPERO. Foi efetuada busca nas bases de dados eletrônicas Cinahal, Embase, Lilacs, Livivo, PubMed/Medline, Scopus, Web of Science, e na literatura cinzenta Google Scholar, Open Grey e Proquest. A estratégia de busca foi adaptada a cada base de dados utilizando os descritores e palavras-chave específicas. Foram incluídos estudos transversais de base populacional que tivessem usado questionários para identificar alterações mastigatórias em pessoas com 60 anos ou mais, residentes na comunidade. Serão utilizados os protocolos do Instituto Joanna Briggs para análise do risco de viés dos estudos e o GRADE para a avaliação da certeza da evidencia, podendo ser aplicado metanálise. Resultados preliminares: Foram identificados 7.008 artigos nas bases dados e após a remoção dos duplicados ficaram 3866 para a posterior leitura do título e do resumo. Após remoção de 3.854 estudos, 12 artigos foram incluídos para extração e análise dos dados.
Presidente - 1803504 - LEANDRO DE ARAUJO PERNAMBUCO
Interno - 006.573.587-03 - RENATA VEIGA ANDERSEN CAVALCANTI - UFRN