PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA LUANNA CARVALHO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA LUANNA CARVALHO DE OLIVEIRA
DATA: 28/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/uja-fgow-aow
TÍTULO: O IMPACTO DO TREINO PARENTAL SOBRE O PERFIL COMUNICATIVO DE CRIANÇAS VERBAIS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
PALAVRAS-CHAVES: Fonoaudiologia, Transtornos da Comunicação, Transtorno do Espectro Autista, Família, Técnicas e Procedimentos Assistidos por Vídeo.
RESUMO: INTRODUÇÃO: As possíveis alterações comunicativas no TEA podem refletir no desempenho das funções comunicativas, mais ou menos interativas, e influenciar no comportamento comunicativo de seus parceiros de comunicação. É preciso garantir que as habilidades e estratégias comunicativas trabalhadas em ambiente clínico serão generalizadas aos demais parceiros de comunicação em ambientes não controlados. Envolver os responsáveis e cuidadores neste processo pode ser vista como uma estratégia de intensificação dos estímulos, redução de tempo para alcançar objetivos e viabilizar a generalização das habilidades, visto que estes são os sujeitos com quem as crianças estão, comumente, na maior parte do seu tempo. Um recurso para esse ensino através dos pais e responsáveis é o Treino Parental, sendo possível a realização deste por meio da gravação de vídeos com o modelo do comportamento alvo a ser estabelecido, processo chamado de vídeo modelação. OBJETIVO: Analisar o impacto do treino parental sobre o perfil comunicativo de crianças verbais com Transtorno do Espectro Autista. METODOLOGIA: Estudo experimental controlado, longitudinal, quantitativo e qualitativo, composto por 30 sujeitos de ambos os sexos, que façam uso da comunicação verbal e com idade entre 03 a 12 anos, sendo estes clientes do Instituto e que realizem terapia Fonoaudiológica, com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. A amostra será dividida, de forma aleatória, em dois grupos: grupo experimental, composto de 15 sujeitos cujos responsáveis pelos aceitem realizar o programa de treino parental; e grupo controle, também composto por 15 sujeitos, os quais não terão os responsáveis submetidos à intervenção por meio do programa de treino parental. A análise do perfil comunicativo das crianças será realizada pré e pós a intervenção por meio do programa de treino parental por vídeo modelação. HIPÓTESES: Os responsáveis que tiverem realizado o programa de Treino Parental poderão saber utilizar melhores estratégias e favorecer mais oportunidades comunicativas para suas crianças. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que haja melhora mais significativa nos parâmetros do Perfil Comunicativo das crianças verbais com Transtorno do Espectro Autista após a realização do Treino Parental, com possíveis aumentos de atos comunicativos para funções comunicativas mais interativas e/ou redução das funções menos interativas.
Externo à Instituição - ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE
Interno - 1779984 - ANGELA CRISTINA DORNELAS DA SILVA