PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA LIGIA LIMA BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA LIGIA LIMA BATISTA
DATA: 23/09/2022
LOCAL: UFPB - SALA LIEV - CCS
TÍTULO: Avaliação da Disartria e Transtornos Mentais em pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica.
PALAVRAS-CHAVES: Doença dos neurônios motores; Voz; Alteração Vocal; Correlação; saúde mental
RESUMO: A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença que faz parte do grupo de doenças do neurônio motor, que leva a fraqueza muscular dos músculos de todo o corpo, impactando além de outras funções, a função de fonação. Tal impacto repercute na saúde mental e qualidade de vida desses indivíduos, necessitando de um olhar diferenciado por parte da equipe envolvida no caso. Objetivo: Verificar a relação do impacto da disartria, saúde mental e qualidade de vida de pessoas com ELA; Verificar se existe correlação entre o tempo de diagnóstico e presença de alteração vocal/fala em pacientes com ELA; Averiguar se há correlação entre o índice de desvantagem vocal (IDV – 10), e a escala funcional ALSFRS-R em pacientes com ELA; Analisar se existe correlação entre o pico de fluxo de tosse e a presença de alteração de voz em pacientes com ELA. Método: Este trabalho será dividido em dois estudos: o primeiro trata-se de um estudo documental, por meio de um banco de dados do LIEV, observacional, de segmento transversal. O perfil do estudo é descritivo, já que foi retratado o elo entre as variáveis. A amostra foi composta por 08 pacientes com diagnóstico de ELA, sendo 06 (75%) do tipo apendicular e 02 (25%) do tipo bulbar. A média de idade foi de 49,37 anos, sendo 06 (75%) do sexo masculino e 02 (25%) do sexo feminino. Foi aplicado o teste de correlação de Spearman e o nível de significância foi de 5%. O segundo estudo trata-se de um estudo observacional, transversal e prospectivo. Serão aplicados os protocolos de autoavaliação “Vivendo com Disartria-VcD” e “Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20)” em pacientes com ELA, para assim estabelecer a correlação entre essas variáveis. Resultados esperados: Com a realização desse estudo, é esperado que encontre-se correlação entre o tempo de diagnóstico e a presença de alteração vocal em pacientes com ELA, que se consiga avaliar a autopercepção da saúde mental e qualidade de vida voltado à disartria nestes pacientes, e escores que indiquem desfechos negativos na aplicação do “VcD” e do “SRQ-20”, mostrando assim, a correlação entre esses instrumentos, contribuindo com informações relevantes para o monitoramento e planejamento terapêutico fonoaudiológico.
Presidente - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ
Interno - 2634755 - LEONARDO WANDERLEY LOPES