PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA BENEVIDES DUARTE LEITE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA BENEVIDES DUARTE LEITE MELO
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Google MEET - Link da videoconferência: https://meet.google.com/mxa-vvyx-nzw
TÍTULO: Percepção Auditiva de crianças com Transtorno do Espectro Autista: Desenvolvimento de um instrumento de avaliação
PALAVRAS-CHAVES: Autismo, Transtorno do Espectro Autista, Sensibilidade Auditiva, Validade dos testes, Estudos de validação, Questionários, Métodos, Reprodutibilidade dos testes
RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que traz comprometimento no desenvolvimento sociocomunicativo, comportamentos estereotipados, repertório de interesse e atividades restritas, alteração sensorial e sensibilidade auditiva, que limitam o funcionamento da rotina do indivíduo. Por se tratar de uma alteração do neurodesenvolvimento e a comunicação estar prejudicada, é necessário investigar a integridade das vias auditivas, para descartar a perda auditiva, tendo em vista que a audição é primordial para o desenvolvimento da comunicação oral e interação com os pares. Pesquisas apontam que crianças e adolescentes com TEA apresentam incômodo e irritabilidade a determinados sons, caracterizando uma maior propensão a sensibilidade auditiva, desencadeando distúrbios comportamentais que interferem na rotina, ambientes públicos, familiares e na escola. Objetivos: Este estudo teve por objetivo a construção, adaptação e validação de instrumento de medida para avaliar percepção auditiva de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Metodologia: Para desenvolver e validar o instrumento (questionário) serão tomados como base os protocolos que contemplam questões auditivas como o Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ12), German Hyperacusis Questionnaire, Loudness Discomfort Level (LDL) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). O processo de elaboração contemplará as seguintes etapas: I- estabelecimento da estrutura conceitual por meio de uma revisão de escopo; II- definição dos objetivos do instrumento e da população envolvida baseados nos protocolos (SSQ12), German Hyperacusis e (LDL) codificando de acordo com o código de descrição e qualificadores da CIF; III- construção dos itens e das escalas de respostas com base nas estruturas e funções do corpo, atividades e participação; IV- Seleção e organização dos itens e estruturação do instrumento; V – Teste e validação do conteúdo. Resultados Esperados: Espera-se que o instrumento auxilie pesquisadores, fonoaudiólogos, pais, professores e profissionais de saúde a identificarem de forma confiável e apropriada as questões auditivas relacionadas a pessoas com TEA.
Externo à Instituição - GIEDRE FELIX
Interno - 047.092.134-02 - KELLY CRISTINA LIRA DE ANDRADE - UNCISAL