PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)

Banca de DEFESA: POLYANA CARLA DA SILVA COSTA CABRAL

DISCENTE: POLYANA CARLA DA SILVA COSTA CABRAL
DATA: 28/09/2021
LOCAL: Centro de Ciência Médicas
TÍTULO: MEDIDAS DE PREVENÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE CAMPINA GRANDE-PARAÍBA NO CONVÍVIO FAMILIAR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Profissionais de Saúde; COVID-19; Prevenção de doenças transmissíveis.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Durante a pandemia da doença pelo novo coronavírus 2019 (COVID-19), os profissionais de saúde lidam com uma infecção que ainda não conhecem inteiramente. Sem qualquer intervenção farmacêutica e vacinação durante o ano de 2020, a única forma de combater a COVID-19 foi retardar a propagação da doença mediante medidas não farmacológicas (MNF). Isolamento de pacientes, quarentena, distanciamento social, mudanças na prestação de cuidados de saúde e triagem em massa foram as MNF prioritárias para lidar com a pandemia. A COVID-19 colocou em risco, de forma particular, os profissionais da saúde. Nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), o cenário de incertezas também acometeu os profissionais de forma crucial. Neste contexto, a pandemia de COVID-19 e os bloqueios sem precedentes que se seguiram provocaram um impacto especial nos relacionamentos e na vida familiar. Acredita-se que muitos lares testemunharam mudanças significativas nos hábitos e nas relações da dinâmica familiar, e que aquelas foram mais intensas para os profissionais de saúde, pelo maior risco de contaminação e do medo de adoecer e de contaminar seus familiares. Portanto, compreender a adesão a MNF para prevenção da COVID-19 pelos profissionais de saúde da APS no âmbito de suas famílias é um problema de pesquisa relevante, pois existe escassez de suporte empírico em relação ao trabalho em saúde na APS no que concerne à prevenção da COVID-19 nos domicílios dos profissionais. Portanto, levantaram-se os seguintes questionamentos: Que MNF de prevenção contra a COVID-19 foram adotadas pelos profissionais de saúde da APS de Campina Grande-PB em seu ambiente domiciliar? Os profissionais aderiram ao isolamento da família para exercer seu trabalho? Quais são os principais fatores associados à adesão às medidas de prevenção no domicílio? Assim, esta pesquisa teve o objetivo de avaliar que MNF foram empregadas durante a pandemia de COVID-19 em 2020 pelos profissionais de saúde da APS do município de Campina Grande no ambiente familiar, assim como os fatores associados à não adesão a tais medidas. Para isso, realizou-se estudo observacional, de abordagem quantitativa, aplicando-se remotamente questionários aos profissionais de saúde da APS de Campina Grande, enfocando itens relacionados às referidas perguntas da pesquisa. Dois produtos decorreram desta dissertação: um artigo original resultante do mencionado estudo observacional e um vídeo instrucional intitulado “Como profissional da saúde da atenção básica, posso evitar que minha família seja contaminada durante a pandemia de COVID-19?” Os resultados do estudo observacional mostraram os seguintes achados: (1) as principais medidas não farmacológicas de prevenção, utilizadas no ambiente domiciliar pelos 7 profissionais da APS durante a pandemia da COVID-19 em 2020 foram higiene das mãos e limpeza do ambiente; (2) profissionais de saúde do sexo masculino e solteiros apresentaram menor chance de utilizar essas MNF preventivas contra a COVID-19 nos seus domicílios; (3) uma minoria dos profissionais adotou o isolamento de suas famílias (dentro do domicílio ou por mudança domiciliar) para exercer seu trabalho; e (4) a frequência de diagnóstico de COVID-19 entre os participantes foi de cerca de um terço da amostra, mas este diagnóstico não se associou ao cumprimento das principais MNF contra a doença no ambiente domiciliar. O vídeo instrucional versou sobre a transmissão da COVID-19 e medidas de prevenção no ambiente de saúde e no ambiente familiar. Acredita-se que o conteúdo elaborado em vídeo contribuirá para os treinamentos e educação permanente dos colaboradores da APS. Medidas como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social devem ser mantidas, mas o uso de precauções adequadas no trabalho pode ajudar a minimizar o risco e a exposição a pacientes com COVID-19 e, por sua vez, pode proteger as famílias dos próprios profissionais.
Interno - 1295741 - ELEONORA RAMOS DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3226188 - MARIA ELIANE MOREIRA FREIRE