PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: FABIANA SILVA DA NOBREGA

DISCENTE: FABIANA SILVA DA NOBREGA
DATA: 29/11/2019
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: A FLORA E VEGETAÇÃO DA CAATINGA EM SÃO JOÃO DO SABUGI – RN: UMA HOMEPAGE PARA CONSTRUÇÃO, VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DESTE BIOMA
PALAVRAS-CHAVES: Botânica; aprendizagem; Blog; caatinga sabugiense.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
RESUMO: Durante as aulas de botânica tem sido cada vez mais difícil prender a atenção do aluno, e assim, tornar a aprendizagem significativa. Conforme relatos, o avanço exacerbado das mídias digitais, em todos os espaços de convivência, inclusive no escolar, além da forma tradicional e descontextualizada, na qual as aulas de botânica são ministradas, tem sido aspectos dificultadores do processo de construção do conhecimento. Nesse contexto, o desafio de encontrar alternativas para transformar essa realidade, recai para o professor, que deve repensar a sua prática e buscar estratégias metodológicas e ferramentas pedagógicas inovadoras que despertem o interesse dos discentes, e ao mesmo tempo, contribua para a construção de uma aprendizagem significativa. Nesse cenário, desenvolver trabalhos que utilize ferramentas presentes no cotidiano do aluno, como uso das TICS tem sido uma das estratégias adotadas para tentar atrair a atenção do aluno durante as aulas. Partilhando dessa ideia, foi produzido o blog, intitulado “flora de são João do Sabugi” objetivando facilitar o ensino e a aprendizagem dos vegetais, bem como desenvolver um sentimento de valorização e conservação da caatinga sabugiense. Analisando o pré-teste, percebeu-se que os alunos tinham pouco conhecimento sobre a diversidade de plantas da caatinga, assim adotou-se a estratégia de desenvolver o ensino de botânica utilizando elementos da flora local, como forma de promover a aproximação do discente com seu objeto de estudo, presente no seu cotidiano, e consequentemente, despertar seu interesse. Após a realização das ações interventivas, aulas dialogadas e de campo, desenvolvimento de oficinas, constatou-se um aumento do conhecimento em relação as variedades de plantas pelos alunos, fato verificado pelo maior número de espécies citadas no pós-teste. O contato presencial com as plantas, ocorrido in loco, para captura dos registros fotográficos, por meio do celular, contribuiu para aumentar o conhecimento sobre o tema abordado, bem como apresentar alternativas prazerosas do uso do celular, como ferramenta educacional. Logo, o blog “flora de são João do Sabugi”, por ser um trabalho cooperativo, apresenta-se como uma alternativa de se trabalhar a botânica de forma prática e investigativa, cujo processo de confecção, ofereceu aos alunos, oportunidades de participação a socialização do conhecimento em diversas experiências do seu dia-a-dia, aproximado- os dos conteúdos de botânica, promovendo a socialização do conhecimento e a interação entre professor e alunos, entre eles mesmos, e com eles e seu lugar de vivência, contribuindo para uma aprendizagem dinâmica, contextualizada e produtiva.
Interno - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA
Presidente - 1182270 - RIVETE SILVA DE LIMA