PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE EM ASSOCIAÇÃO A REDE PRODEMA (PRODEMA - DOUT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: HEVEN STUART NEVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEVEN STUART NEVES DA SILVA
DATA: 29/05/2021
TÍTULO: Aplicação da compostagem para remediação de solo contaminado por Chumbo
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos orgânicos; Metais pesados; Biorremediação
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: Os resíduos sólidos são considerados um dos assuntos de maior discussão na questão ambiental, tendo em vista as conseqüênciasnegativas de sua disposição inadequada, como a contaminação dos solos. Os resíduos de algumas atividades econômicas quemais influenciam na contaminação do solo são as indústrias automobilísticas, metalúrgicas, tintas, mineração, agrotóxicos, fertilizantes, baterias, entre outras. A maioria dessas atividades tem em sua matéria-prima para a fabricação de seus produtos os metais pesados a exemplo do chumbo. A disposição inadequada desses produtos pode trazer efeitos negativos ao meio ambiente e àsaúde humana. Considerados persistentes e cumulativos, os metais pesados têm cada vez mais contaminado o solo,queéum compartimento essencial para a vida na Terraesua preservação é uma questão importante a ser resolvida em nível mundial. Por essa razão, vários estudos e pesquisas têm sido desenvolvidos com o objetivo de apresentar técnicas de descontaminação dos locais afetados pelos metais pesados, com a possibilidade de reduzir as concentrações do contaminante a níveis seguros para a saúde humana. Algumas técnicas de descontaminação têm ganhado destaque, a exemplo dos tratamentos biológicos, através da biorremediação, assim como a compostagem com a atuação de fungos e bactérias presentes na decomposição de resíduos orgânicos. Pesquisas apontam que a introdução de alguns grupos de micro-organismos emsolos contaminados foramcapazesde promover a imobilização de contaminantes transformando-osem compostos solúveis. Esta afirmação já levanta a possibilidade de utilização da compostagem para tratar outros tipos de contaminantes, neste caso, os metais pesados. O objetivo desta pesquisa éde testar se os microrganismos presentes no processo de compostagem de resíduos orgânicos são capazes de biorremediar solo contaminado por chumbo. A pesquisa foi realizada em caráter experimental na Universidade Federal da Paraíba –UFPB, nas dependências do Departamento de Sistemática e Ecologia, nas imediações da Casa de Triagem e ensaios laboratoriais junto ao Instituto de Tecnologia de Pernambuco ITEP. O experimento foi desenvolvido em pequena escala onde foram utilizados os resíduos orgânicos do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Paraíba –UFPB. Foram realizados três experimentos de compostagem ao longo do ano de 2019onde o 1oiniciou-se no mês de abril, o2ono mês de junhoe o3 ono mês de novembro. Quanto aos resultados do experimento 1, o excesso de chuvas atípicas no período realizado, ocasionou a entrada de água nos baldes impossibilitando a ocorrência de compostagem, visto que o ambiente tornou-se anaeróbio. Nos experimentos 2 e 3 os resultados constataram que parte do chumbo foi removido e outra migrou para o chorume em todos os tratamentos. Dessa forma, conclui-se que há um efeito remediador pela comunidade microbiológica presente na compostagem, que poderá ser utilizada na remediação de solos contaminados por chumbo.A biorremediação nos tratamentos C1 e C2 variou de cerca de 5% a 20% nos dois experimentos. No tratamento com maior contaminação (600 mg.Kg-1) houve inibição no processo de biorremediação. A remediação poderáser realizadaem tratamento tipo Landfarming, protegidos pela chuva com sistema de drenagem, o que beneficiaria também no tratamento de resíduos orgânicos, de forma a evitar o seu envio para os aterros, gerando os problemas de lixiviação que ocorrem em muitos aterrosque ainda não aproveitam esse processo para a produção de gás.
Interno - 4201553 - BARTOLOMEU ISRAEL DE SOUZA
Externo à Instituição - EDSON VICENTE DA SILVA