PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE EM ASSOCIAÇÃO A REDE PRODEMA (PRODEMA - DOUT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIAN JOSÉ SIMÕES COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIAN JOSÉ SIMÕES COSTA
DATA: 25/04/2023
LOCAL: meet.google.com/noz-sozq-bvy
TÍTULO: “Diagnóstico socioambiental da contaminação por hidrocarbonetos de petróleo em água subterrânea na cidade de João Pessoa-PB”
PALAVRAS-CHAVES: Postos de combustíveis. Hidrocarbonetos de petróleo. Água subterrânea.
RESUMO: A pesquisa qualiquantitativa de natureza exploratória teve como objetivo geral realizar um diagnóstico das águas subterrâneas quanto à presença de hidrocarbonetos de petróleo, denominados BTEX, HPA e TPH presentes nos combustíveis fósseis, advindos da atividade de revenda de postos de combustíveis na cidade de João Pessoa - PB. Utilizando-se da interdisciplinaridade foram consultados diversos órgãos de controle para o levantamento do perfil dos postos de combustíveis com base no número de postos, infrações, licenças e diagnóstico de tancagem. A identificação e mapeamento dos poços foram realizados a partir das bases de dados do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas, pertencente à Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM; da  Agência Executiva de Gestão das Águas ; da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba e de visitas em campo para a identificação de poços não cadastrados nos órgãos oficiais. Em outra etapa foi realizada uma avaliação de risco com todos os postos da cidade utilizando critérios previamente selecionados e que seguem uma ordem de maior relevância para a investigação do passivo ambiental. Foram considerados, nesta avaliação, a proximidade do poço subterrâneo com relação aos tanques subterrâneos de combustíveis, a profundidade média do poço, a vulnerabilidade dos aquíferos, a classificação do entorno do empreendimento, o perfil de elevação, e o histórico de acidentes dos postos de combustíveis. A metodologia utilizada, indicada pelo Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (ACs), estabelecida pela CETESB (2001), tem como objetivo definir a existência e a localização das áreas contaminadas sob investigação, otimizando recursos técnicos e econômicos. Com base nessas informações foram selecionados 38 postos de combustíveis das quatro zonas da cidade com médias que mostravam cenários propícios à contaminação, identificados na avaliação de risco. No período de dois anos foram realizadas cerca de 180 visitas nos postos de combustíveis e coletadas 114 amostras distribuídas nas quatro zonas da cidade, sendo 38 para análise de BTEX, 38 para análise de HPA e 38 para análise de TPH. Os resultados da avaliação confirmatória mostram que não há contaminação por BTEX nas quatro zonas da cidade de João Pessoa e que também não há contaminação causada por HPA e TPH nas águas subterrâneas das zonas Norte, Sul e Oeste. As únicas evidências de contaminação foram na zona Leste, com a presença de HPA e TPH. Para o HPA foi encontrado o Naftaleno, em uma concentração acima da Resolução CONAMA 420, de 144,87 µg.L e o Etilbenzeno com 44,81 µg.L, que estava abaixo de todas as legislações que tratam desse contaminante. O TPH foi encontrado em dois pontos diferentes e em concentrações muito superiores (1485,1 e 2379,8 µg.L) às estabelecidas pela CETESB- 2014, que determina um valor máximo de 600 µg.L. Os mapas produzidos com os dados da pesquisa permitem identificar as regiões da cidade com os maiores cenários para o risco de contaminação e as áreas contaminadas.
Presidente - 1964406 - NATALY ALBUQUERQUE DOS SANTOS
Interno - 2335304 - MARIA CRISTINA BASILIO CRISPIM DA SILVA