PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SARAH BARBOSA SEGALLA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARAH BARBOSA SEGALLA
DATA: 19/04/2021
LOCAL: Sala virtual do Google Meet: meet.google.com/ost-fczo-pzo
TÍTULO: ATUAÇÃO POLÍTICA DE MÉDICAS E MÉDICOS DE FAMÍLIA E COMUNIDADE NO BRASIL: discursos e projetos em disputa e sua relação com políticas neoliberais
PALAVRAS-CHAVES: Medicina de família e comunidade. Atenção Primária à Saúde. Política de saúde. Setor privado. Discurso.
RESUMO: A medicina de família e comunidade (MFC) é uma especialidade médica importante na estruturação da atenção primária à saúde (APS) e médicas e médicos de família e comunidade têm ocupado espaços na formulação de políticas, na gestão de serviços e no mercado privado da saúde. Esta pesquisa pretende analisar os discursos de modelos de APS e MFC defendidos por figuras relevantes na formação da especialidade no Brasil, notadamente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, e médicos de família que protagonizam os discursos da especialidade em cargos de corporações, ligados ao governo ou nas formulações acadêmicas. Pretende-se relacionar esses discursos com recomendações de organismos internacionais (o Banco Mundial e a Organização Pan-americana de Saúde/ Organização Mundial de Saúde), com políticas para o Sistema Único de Saúde e para o mercado privado de planos e seguradoras. Os dados serão produzidos a partir de revisão bibliográfica sobre a temática e análise de documentos e produções públicas das entidades e indivíduos implicados com o objeto do estudo, e analisados por método de análise de discurso crítica. Espera-se a partir desta análise, explorar possíveis cenários que o SUS protagonizará no próximo período e identificar pontos estratégicos de disputa discursiva, política e prática, em especial no lugar de fala e prática da medicina de família e comunidade.
Presidente - 2370877 - LUCIANO BEZERRA GOMES
Externo à Instituição - GASTÃO WAGNER DE SOUSA CAMPOS