PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOYCE TAVARES ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOYCE TAVARES ALVES
DATA: 30/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/wwh-vurf-vqa
TÍTULO: Repercussões da mastectomia em mulheres com câncer de mama: autopercepção identitária e acessibilidade frente às políticas públicas
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da mulher. Câncer de mama. Mastectomia. Autopercepção. Políticas públicas de saúde.
RESUMO: INTRODUÇÃO: O câncer de mama é uma das principais causas de morbimortalidade no mundo, entre as doenças não transmissíveis tornou-se um problema de saúde pública. Hoje, mesmo com as inúmeras campanhas enfatizando a importância em diagnosticar precocemente a doença, o índice de mastectomias realizadas continua bastante elevado devido à detecção tardia. As repercussões da mastectomia podem ser muito complexas, desde o estigma próprio, até a interferência direta na rotina e modo de vida da mulher independente da vertente de atuação, seja como profissional, mãe, em atividades domésticas, robes, na sexualidade, entre outras situações. Frente a isso existem leis e políticas públicas que dispõem sobre os serviços de apoio que são direito das mulheres mastectomizadas. OBJETIVO: Analisar as repercussões da mastectomia em mulheres com câncer de mama, enfatizando a autopercepção identitária e o acesso aos serviços de apoio dispostos nas políticas públicas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de campo, descritivo, com caráter qualitativo. O estudo foi realizado com dois grupos de apoio que atendem às mulheres com câncer de mama, em Cajazeiras - Amigos do Peito de Cajazeiras, e na capital João Pessoa – Amigos do Peito de João Pessoa. A população do estudo no período da coleta dos dados foi de 43 mulheres, enquanto que a amostra, delimitada de acordo com o critério de saturação das informações obtidas no estudo, foi de 20 mulheres. O estudo incluiu as mulheres a partir de 18 anos, que já fizeram o procedimento da mastectomia em decorrência do câncer de mama e apresentaram vínculo ativo por meios virtuais ou presenciais nos grupos de apoio no período de coleta dos dados. Não participaram da pesquisa as mulheres que possuem algum impedimento na fala ou distúrbio cognitivo já diagnosticado. A coleta dos dados teve início somente após autorização das participantes por meio de preenchimento do formulário de aceitação do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido), utilizando-se entrevistas individuais, posteriormente gravadas e transcritas. As entrevistas, compostas por um formulário semiestruturado com questões relacionadas ao perfil sociodemográfico da mulher, além de questões em relação à participação em grupos de apoio, autopercepção após a mastectomia e acessibilidade aos serviços de apoio. Após transcrição das falas das participantes, a análise dos dados foi realizada por meio de uma associação de análises entre o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) e a análise de conteúdo de Bardin nas falas das entrevistas. O Projeto possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer no 4.095.949, emitido pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. RESULTADOS ESPERADOS: Ao considerar os impactos da mastectomia em âmbitos pessoais e sociais, espera-se obter um entendimento aprimorado mediante as repercussões do procedimento cirúrgico na vida de mulheres com neoplasia mamária, enfatizando a própria percepção feminina e como isso interfere significativamente na vida da mulher.
Presidente - 1647161 - TALITHA RODRIGUES RIBEIRO FERNANDES PESSOA
Interno - 1628921 - ROBSON DA FONSECA NEVES