PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SEMIRAMES MARLEXANDRA DE LIMA COQUEIJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SEMIRAMES MARLEXANDRA DE LIMA COQUEIJO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: https://meet.google.com/cpg-ebwy-gkn
TÍTULO: DESIGUALDADES SOCIAIS E A PERCEPÇÃO DE MUDANÇAS NOS MODOS DE VIDA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19. Desigualdade social. Modos de vida
RESUMO: As desigualdades econômicas, políticas e sociais resultam diretamente nas implicações da crise sanitária e em como a população é atingida. A população brasileira passa diariamente pela falta de justiça social e por iniquidades em saúde, influenciadas por fatores econômicos, culturais, de gênero e cor da pele/ etnia, intensificadas pela pandemia do COVID-19. Assim, uma grande parcela da população não alcança as necessidades básicas para uma vida cotidiana satisfatória. A pandemia do COVID-19 interfere nos modos de vida de todos os brasileiros e os fatores socioeconômicos paralelamente às desigualdades sociais fazem desses modos de vida uma pluralidade de possibilidades e percepções, assim busca-se compreender como os impactos da pandemia se deram na percepção de mudança nos modos de vida. Objetivo: Analisar como as desigualdades sociais se relacionam à percepção de mudanças nos modos de vida dos moradores da cidade de João Pessoa- PB em função da pandemia do COVID-19. Métodos: trata-se de estudo de abordagem mista, com posterior discussão dos dados através da triangulação de métodos. A etapa quantitativa se deu por survey online disponibilizado na plataforma Google Forms, sendo publicizado por meio das mídias sociais e contatos com representantes com articulação em vários âmbitos da cidade. A amostra foi não probabilística com auto seleção irrestrita e puderam participar moradores do município de João Pessoa - PB de 18 anos à 59 anos. Para o cálculo da amostra foi considerada uma prevalência de 50%, com margem de erro de quatro pontos percentuais, e intervalo de confiança de 95%, sendo estimado, portanto, uma amostra de 600 participantes. Buscou-se a representatividade no município pelos seguintes estratos: sexo, cor da pele/etnia, renda e escolaridade. Por meio de análise de classes latentes encontraremos as interações, homogeneidades e heterogeneidades entre os fatores sociodemográficos e as percepções dos modos de vida. Assim encontraremos os grupos para a entrevista em profundidade na qual faremos a análise qualitativa. Para as entrevistas serão selecionados sujeitos em cada grupo formado na análise de classes latentes, considerando-se o critério de saturação teórica. A partir da triangulação dos resultados, buscarse-á compreender como os diferentes subgrupos populacionais estão sendo afetados em seus modos de viver, sugerindo aos tomadores de decisão a implementação de estratégias mais eficientes de enfrentamento às consequências deixadas pela pandemia, assim como a seguridade dos itens básicos para acesso e manutenção da saúde.
Presidente - 1860191 - FILIPE FERREIRA DA COSTA
Interno - 311314 - ANA MARIA GONDIM VALENCA