PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TEODORA TCHUTCHO TAVARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TEODORA TCHUTCHO TAVARES
DATA: 21/10/2022
LOCAL: https://meet.google.com/xfz-zowk-neo
TÍTULO: FATORES ASSOCIADOS À AVALIAÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE NOS NÚCLEOS AMPLIADOS DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação em Saúde; Interprofissional; Atenção Primária à Saúde; Saúde Coletiva.
RESUMO: Introdução. Atenção Básica como conjunto de atividade de saúde familiar, coletiva e individual que visa o desenvolvimento de prática em prol da promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento das doenças, a reabilitação e a cura, além dos cuidados de forma holística, contribuem-se para uma a vigilância em saúde de maneira prática. Ainda na tentativa de consolidar e apoiar à atenção primária a saúde/Atenção Básica, nasceu-se o Núcleo Ampliado de Saúde da Família em 2008 pelo Ministério da Saúde sob Portaria GM nº 154 de 24/01/2008, de tal forma, dar suporte à equipe da Estratégia de Saúde da Família um dos objetivos, assim contribuir na AB junta e na EqSF assim, cumprir cada vez mais o objetivo do SUS seus princípios e diretrizes. Objetivo. Analisar os fatores associados à avaliação com o trabalho em equipe entre profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e atenção básica de duas capitais do Brasil. Materiais e Método. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativo com 182 profissionais do NASF-AB de unidades-caso de duas capitais do Brasil: João Pessoa, Paraíba e Campo Grande, Mato Grosso do Sul, localizada na Região Nordeste do Brasil, no mês de fevereiro a maio de 2020, por meio de um questionário estruturado a uma amostra aleatória de trabalhadores de nível superior que compõem as equipes do NASF-AB dos municípios estudados. Os dados foram coletados por uma equipe de pesquisadores devidamente treinada. Para verificação da homogeneidade da amostra foi realizada teste de Qui-Quadrado comparando a frequência de cada variável independente e dependente nos municípios. A pesquisa foi autorizada pelas Secretarias Municipais de Saúde de cidade destas cidades e aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba sob o parecer no. 3.281.041 e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul o parecer no.3.584.95. Resultados. A maioria trabalhadores que participaram da pesquisa era do sexo feminino (n=151; 83,0%). A faixa etária a predominante entre estes foi de 25 a 45 anos (n= 153; 84,0%), sendo identificados que (n= 158; 86,8%) dos profissionais entrevistados tinham mais de cinco anos no serviço e pouco menos de dois anos (n= 24; 13,2%). Maioria destes (n=137; 75,2%) tinham concluído a graduação há mais de seis anos, um Significativo p<0,05. Dos 182 sentiam-se satisfeitos com a comunicação entre os membros da equipe (OR= 4,83 IC95% 1,52 – 16,49) e a clareza dos papéis dentro da equipe do NASF-AB (OR= 4,20 IC95% 1,38 – 13,01). o resulta aponta mais chance de avaliação positivamente do trabalho interprofissional entre NASF-AB e ESF os trabalhadores com mais tempo de trabalho no NASF-AB (OR= 5,82 IC95% 1,39 – 40,77). Considerações Finais. Os dados encontrados são importantes, todavia requer análise mais profunda para que possa averiguar as causas e consequências das insatisfações dos profissionais entre os membros da equipe, assim como a avaliação negativa para futuros trabalhadores. Desta maneira poderá ser possível a criação de novos programas ou atualização que venham de encontro às necessidades destes participantes do estudo.
Interno - 1647161 - TALITHA RODRIGUES RIBEIRO FERNANDES PESSOA
Externo à Instituição - SILVIA LANZIOTTI AZEVEDO DA SILVA